Força de atrito cinético (ou dinâmico): é uma força que surge em oposição ao movimento de objetos que estão se movendo; ... Força de atrito estático: atua sobre o objeto em repouso e dificulta ou impossibilita que ele inicie o movimento.
Por exemplo, se uma caixa em repouso sobre o chão horizontal é empurrada a uma VELOCIDADE CONSTANTE, e o COEFICIENTE DE ATRITO é 1, isto SIGNIFICA que a FORÇA necessária para empurrar o mesmo é IGUAL ao seu PESO.
De acordo com o conceito de superfície de área real, quanto maior essa distância, menor a área de contato real, e portanto menor será o arraste, diminuindo a força contrária à direção do movimento, ou seja, menor atrito.
Os valores do desvio-padrão do coeficiente de atrito que apresentam a maior taxa de desgaste são os pontos correspondentes ao running-in evidenciados na figura 7(a), que são a característica de um mecanismo de desgaste severo.
Resposta. Chuva ácida, erosão e desgaste natural.
Existem dois tipos de força de atrito: Força de atrito estático e Força de atrito dinâmico.
Imagine que a força seja de 16 N. Então você terá que "F = m×a", onde "m" é a massa total do sistema, "a" é a aceleração do sistema e F é a força aplicada no sistema. Nesse caso, então: 16 = 8×a, e dividindo 16 por 8, tu consegue que a aceleração do sistema será de 2 m/s².
Método para calcular a força de tração Não temos uma fórmula específica para calcular a força de tração, portanto, para isso, precisaremos analisar o sistema de forças e utilizar a segunda lei de Newton.