Se as pessoas estiverem com calor o tempo todo ou suando mais que o normal, isso pode ser um sinal de um problema subjacente. Certos medicamentos, alterações hormonais e algumas condições de saúde podem fazer com que um indivíduo sue mais ou se sinta mais quente do que o habitual.
Pode ocorrer: uma constrição dos vasos da pele, piloereção, síntese de hormônios e tremores musculares; ou ainda perda de calor, por meio de estimulação de glândulas sudoríparas e vasodilatação dos vasos cutâneos.
Outros dos efeitos do calor sobre o corpo são o aumento da vascularização, a redução da pressão arterial por vasodilatação, o efeito analgésico por quebra do ciclo vicioso de dor, diluição do muco e até mesmo a atuação no sistema digestivo como laxante, pois há aumento dos movimentos peristálticos.
Segundo Regis, o aquecimento aumenta a circulação e deixa toda a musculatura mais relaxada e alongada. Agindo justamente ao contrário da compressa fria, o calor dilata vasos sanguíneos. Com o aumento de fluxo de sangue, a região se recupera mais rápido e as tensões musculares diminuem, consequentemente reduzindo a dor.
O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.
Bolsa de água quente Sensação de relaxamento e alteração de sensibilidade. Pode melhorar a função e elasticidade de tendões e músculos. Pode ser usada ainda para aliviar desconfortos comuns como cólicas abdominais provocadas pela tensão pré-menstrual (TPM) ou até no parto.
De uma maneira geral, a compressa feita com gelo é mais indicada em casos de traumatismo provocado por quedas ou pancadas. “A ação anestésica do gelo ajuda a evitar que o inchaço e o hematoma na região machucada fiquem muito grandes.
Uma proteção deve ser utilizada entre o gelo e a pele, como um pano ou plástico, e o tempo da aplicação deve ser de 20 minutos. É necessário um período de no mínimo duas horas entre uma aplicação e outra, mas se você não tem recomendação médica faça uso do gelo no máximo duas vezes ao dia.
Não só pode como deve! Há um consenso na Medicina Esportiva moderna que o gelo deve ser usado sempre, inclusive muitos dias depois de uma lesão e/ou cirurgia. Considerando o joelho, que é uma grande articulação, pode-se fazer até 30 minutos de compressas geladas, várias vezes ao dia.
Gelo, muito gelo O recomendado é fazer uma a cada meia hora. Identifique sua necessidade e alterne esse tempo se for preciso. A partir do segundo dia a compressa morna pode ser mais agradável. Aplique com uma toalha úmida por 10 minutos e vá repetindo conforme achar necessário.