A medida tradicional é de 0,60 m, feita para zelar também a privacidade e conforto para o consumidor. Você também pode optar por instalar uma janela um pouco maior ou menor, de acordo com a sua preferência. Embora, 0,60 m é geralmente a medida padrão em projetos de arquitetura tanto para casas quanto para apartamentos.
O tamanho comum de banheiros de imóveis de médio padrão é de 3m x 1,20m, mas, com imóveis cada vez mais compactos, você pode encontrar banheiros bem menores, de 1,20m x 2,20m, por exemplo.
Altura de janela de banheiro Dessa forma, o tamanho da janela para banheiro varia de 0,40 cm, 0,50 cm e 0,60 cm; independentemente se for casa ou apartamento. Contudo, é possível personalizar a janela para deixá-la maior ou menor que o padrão – a depender de sua necessidade.
Já para os quartos é importante não usar janelas muito largas pois o padrão geralmente é de 1 metro e meio de largura. Embora seja possível você colocar em outras medidas, mas 1 metro e meio é a mais comum tanto no modelo veneziana, como outros modelos que são adequados para uso no quarto.
2,10 m
Em projetos residenciais, o cálculo depende de cada ambiente:
A forma correta de medir o peso do vidro se dá pela seguinte equação: largura X altura X quilos da espessura = peso do vidro. (A cada 1 mm de espessura de m², tem-se 2,5 Kg).
Resumindo, calcular o valor de áreas de iluminação e ventilação não é tarefa difícil. Basta verificar no coeficiente qual é a fração da área que a legislação pede e dividir a área total do cômodo por esta fração. No caso de 1/8 basta dividir a área do cômodo por 8. No caso da ventilação basta dividir novamente por 2.
O valor da área do quadrado é sempre dado pela unidade de medida elevada ao quadrado. Isso ocorre porque ao multiplicarmos dois valores de mesma unidade elevamos ao quadrado (cm . cm = cm² ou m .