EQST

O Que IN 77?

O que é IN 77?

Estabelece rotinas para agilizar e uniformizar o reconhecimento de direitos dos segurados e beneficiários da Previdência Social, com observância dos princípios estabelecidos no art. 37 da Constituição Federal de 1988.

Qual a última instrução normativa do INSS?

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 110, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2020 - INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 110, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2020 - DOU - Imprensa Nacional. Você precisa habilitar o JavaScript para o funcionamento correto.

O que significa a sigla DER no INSS?

O número do benefício (ou NB) é uma identificação de cada pessoa que recebe benefícios da Previdência Social. Portanto, cada aposentado, pensionista e quem recebe auxílio tem um número único. Com esse número, é possível consultar o seu benefício de maneira mais rápida, apenas com essa sequência de números.

O que significa a sigla Dib?

DIB = Data do Início do Benefício. Como o nome diz, é a data em que se inicia um determinado benefício. ... DCB = Data da cessação do benefício. DDB = Data do Despacho do Benefício.

O que é retroação da Dib?

Revisão para retroação da DIB. A sigla DIB significa “data de início do benefício”. Em regra, ela é fixada na data de entrada do requerimento administrativo (DER). Contudo, nos casos de revisão para retroação da DIB, é possível alterá-la para uma data em que o segurado já tinha direito ao benefício anteriormente.

Como saber a Dib?

Regra geral, a data de início do benefício (DIB) da Pensão por Morte no INSS é estabelecida segundo as diretrizes abaixo: A DIB será a data do óbito, quando o benefício é requerido em até 180 dias do óbito..., para os filhos menores de dezesseis anos; A DIB será a data do óbito, quando o benefício é requerido em até 90 ...

Qual a data da Dib?

A data de início do benefício do auxílio-doença é a data do início da incapacidade, como prevê a Instrução Normativa INSS/Pres nº 45/2010. O Instituto alegou que a 2ª TR do Paraná fixa a DIB na data da perícia e pediu a prevalência deste entendimento.

Quando o DCB é maior que o Dib?

A DIB corresponde à data em que o segurado começou a receber o benefício previdenciário. Em regra (existem exceções), a DIB coincide com a DER (data de entrada do requerimento). Já a DCB corresponde à data em que o segurado parou de receber o benefício do INSS.

O que é RMI e Dib no direito previdenciário?

O RMI-PREV foi desenvolvido para calcular a Renda Mensal Inicial (RMI) de benefícios previdenciários com data de início (DIB) a partir de de acordo com a sistemática prevista na Lei 9.

O que significa RMI no direito previdenciário?

Ao contrário do que muitos acreditam, o salário de benefício (SB) não é o valor que o segurado irá receber a título de aposentadoria do INSS, mas apenas a base de cálculo desse valor. O valor inicial que o segurado ou beneficiário irá receber mensalmente é denominado renda mensal inicial (RMI).

Como calcular a RMI e a RMB?

AUXÍLIO-DOENÇA E CÁLCULO DA RENDA MENSAL Salário-de-benefício Salário-de-benefício (SB) é um valor utilizado como base para se calcular a renda mensal dos benefícios. Em fórmula matemática: RMB do auxílio-acidente = salário-de-benefício x 0,5. Ex2: o RMB do auxílio-doença é igual a 91% do salário-de-benefício.

Como calcular a RMI de aposentadoria especial?

A RMI será 60% do salário de benefício + 2% para cada ano de contribuição que exceder 20 anos de contribuição. A RMI será 100% do salário de benefício, sem precisar realizar nenhuma outra conta nos casos de acidente de trabalho, doença profissional e doença do trabalho.

Como calcular a RMI na aposentadoria por idade?

Renda Mensal Inicial – RMI [Obs.: Renda Mensal Inicial, ou RMI, refere-se ao valor do primeiro benefício.] A alíquota é calculada da seguinte forma: 70% + 1% deste a cada grupo de 12 contribuições, até o máximo de 30% (não pode ultrapassar 100% do salário de benefício).

Como calcular RMI atividades concomitantes?

O salário de benefício do segurado que contribuir em razão de atividades concomitantes será calculado com base na soma dos salários de contribuição das atividades exercidas na data do requerimento ou do óbito, ou no período básico de cálculo, observado o disposto no art. 29 desta Lei.

Como calcular a RMI da aposentadoria por invalidez?

Para aposentadoria por incapacidade permanente previdenciária (decorrente de doença incapacitante), o valor da renda mensal inicial (RMI) será de 60% do salário-de-benefício (SB), acrescido de 2% para cada ano de contribuição que exceder a um limite predefinido em lei, que varia para homens e mulheres.

Qual o valor da aposentadoria por invalidez em 2020?

O benefício não pode ser menor do que um salário mínimo (R$ 1.

Como calcular aposentadoria por invalidez de servidor público?

Feita a média, o servidor público terá direito a 60% da média + 2% para cada ano que exceda os 20 anos de contribuição. Portanto, se o servidor tem 24 anos de contribuição, o percentual que irá incidir sobre a média será de 68%. Com isso, o servidor receberá 68% da sua média de remunerações, limitado ao salário-mínimo.

Como calcular valor da causa aposentadoria por invalidez?

No caso da aposentadoria por invalidez e do auxílio-doença, o cálculo do salário-de-benefício é feito com base “na média aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondentes a oitenta por cento de todo o período contributivo” (art. 29, II, da Lei n. 8.

Como se calcula o valor da causa nas demandas previdenciárias?

Calcular o valor do benefício vincendo é mais fácil. Basta verificar o valor mensal atual do benefício e multiplicá-lo por 12. Esse resultado, mais o produto final da soma de todas as parcelas vencidas, é o valor da causa da ação previdenciária.

Como calcular o valor da causa auxílio reclusão?

Prezado Máurício: O valor da causa deve incluir parcelas vencidas e vincendas, tomando-se em consideração o valor de umas e outras, sendo o valor das prestações vincendas igual a uma prestação anual (12 meses), nos termos do Art. 260 do Código de Processo Civil.

Qual o valor da causa na ação de Auxílio-doença?

COMPETÊNCIA DO JUÍZO FEDERAL. I - Nos termos do art. 3º , § 3º , da Lei nº 10.

Como é feito o cálculo do INSS para auxílio-doença?

Calcula-se a média das 80% maiores contribuições do segurado desde julho de 1994 (início do Plano Real) e deve-se multiplicar esse valor por 0,91. Ou seja, o auxílio-doença será 91% do salário do benefício. Soma das últimas 12 contribuições dividido por 12. Esse valor também será multiplicado por 0,91.

Qual o valor a receber por afastamento pelo INSS?

Se o afastamento por invalidez ocorrer por doença ocupacional ou acidente de trabalho, o segurado recebe 100% de sua média salarial como benefício pago pelo INSS.

Como calcular honorários advocatícios sucumbenciais sobre o valor da causa?

Como regra de regência, o parágrafo 2º do artigo 85 dispõe que os honorários deverão ser fixados no percentual entre 10% e 20% da condenação, do proveito econômico ou, na impossibilidade de estimar-se o quantum debeatur, sobre o valor atualizado da causa.

Qual o valor da causa na Justiça do Trabalho?

O valor da causa, portanto, é o valor econômico – estimativo ou não – que o autor da ação dá ao seu pedido. Esse valor, na sentença, se transforma em valor da condenação para fins processuais.

Como calcular o valor da causa na Justiça do Trabalho?

Para definir o valor da causa o advogado deve:

  1. Atribuir um valor específico para cada um dos pedidos indicados na petição inicial.
  2. Cada pedido deve englobar o principal + reflexos.
  3. Somar todos os pedidos.
  4. Calcular os honorários de sucumbência e somar aos pedidos.