A Genética é a área da Biologia responsável pelo estudo da hereditariedade: a transmissão de características de pais para filhos, ao longo das gerações.
Genes são copiados cada vez que uma célula se divide em duas novas células. O processo que copia DNA é chamado de replicação de DNA. É através de um processo similar que uma criança herda os genes de seus pais, quando uma cópia da mãe é misturada com uma cópia do pai.
Hereditariedade é o sistema biológico de transmissão de certas características dos seres vivos entre gerações. Para o pleno funcionamento dessa estrutura precisa-se dos genes – pedaço do DNA (ácido desoxirribonucleico) que abriga as informações genéticas.
Características herdadas, por definição, são características de um organismo que resultam da transmissão genética dos seus progenitores e que poderão ser transmitidas à sua prole.
O trabalho de Watson e Crick em 1953 mostrou que a base física da informação genética eram os ácidos nucleicos, especificamente o DNA, embora alguns vírus possuam genomas de RNA. ... A manipulação controlada do DNA (engenharia genética) pode alterar a hereditariedade e as características dos organismos.
Mendel
Leis da Hereditariedade O biólogo e monge austríaco Gregor Mendel é considerado o pai da Genética, pois ele foi um dos pioneiros a realizar estudos sobre a hereditariedade.
Gregor Mendel
A Genética é a área da ciência que estuda o processo de transmissão de características físicas e biológicas de um indivíduo para outro, chamado de hereditariedade. De origem grega, a palavra genética significa “fazer nascer”.
Significado de Característica O que constitui o caráter distintivo, a particularidade de uma pessoa ou de uma coisa; aspecto. O que é particular e próprio de algo ou de alguém; qualidade capaz de identificar, definir ou classificar alguém ou alguma coisa; particularidade.
Tudo isso é estudado pela análise de formação de gametas através de meiose, podendo ser observado na primeira lei de gregor mendel.
Os gametas, são a parte de material que cada ser usa para mandar seu material genético na reprodução sexuada, para que assim se tenha um individuo completo, no processo de transmissão das características hereditárias o gameta tem a responsabilidade de levar a metade dos cromossomos de cada ser e assim gera um ser ...
Cromossomos, DNA e genes são os agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas de um ser a outro. Os descendentes de indivíduos de uma espécie pertencem sempre a essa mesma espécie.