Avaliação econômico financeira: 3 passos para a sua empresa
Avalia a capacidade da empresa para liquidar seus compromissos financeiros de curto prazo, considerando seus ativos de maior liquidez, ou seja, excetuando o item estoques. ... É um índice adequado para a análise de empresas que operem com estoques de difícil realização financeira.
Assim, medir a capacidade financeira significa saber se as pessoas estão ganhando o suficiente para o próprio sustento; acessando e utilizando corretamente os produtos financeiros; tomando decisões financeiras conscientes e informadas; e planejando seu futuro.
Situção financeira é relacionada ao caixa, aos recursos disponiveis. Já a situação econômica é a situação contábil, lucro/prejuizo, apurada pelo regime de competência. São análises distintas, mas que se complementam para uma boa análise da real situação da empresa.
O que é situação econômica? Esta expressão tem a ver com a situação contábil de uma entidade, ou seja, com os lucros ou prejuízos apurados dentro de seu regime de competência. A organização com ótima situação econômica possui grande quantidade de bens e direitos, a constituir seu patrimônio bruto.
Entre as causas apontadas para a crise econômica estão a já mencionada crise política e o fim do ciclo de alta dos preços das commodities no mercado externo, que afetou as exportações brasileiras e diminuiu a entrada de capital estrangeiro no país.
5 medidas para o Brasil crescer no pós-coronavírus
4 Passos para o Brasil voltar a crescer
O que falta para o Brasil se tornar um país desenvolvido?
O Brasil deve demorar mais alguns 30 ou 40 anos para se tornar um país de primeiro mundo. O motivo disso é a desigualdade social. Enquanto temos o Sul com bons indicadores de desenvolvimento humano, acompanhando do sudeste e algumas outras regiões a diferença social ainda é muito grande.
Segundo a Teoria dos Mundos, Primeiro Mundo é o nome usado no período da Guerra Fria para designar um conjunto de países capitalistas de economias desenvolvidas, atualmente são chamados de países desenvolvidos, centrais (ricos), que possuem elevados indicadores sociais.
De uma maneira geral, o Brasil é um país que produz muita matéria prima, mas não tem estrutura e nem tecnologia para usá-la na produção de bens de consumo. Com isso, vendemos muita matéria-prima barata, para depois comprar os bens de consumo com um valor muito mais elevado.
O Brasil é um país de economia emergente - como eu falei anteriormente -, logo, ele não tem uma baixo ou nenhum desenvolvimento econômico e nem está no patamar de países desenvolvidos, pois esses devem ter um padrão alto no IDH, PIB, por exemplo.
Primeiro Mundo = países capitalistas desenvolvidos. Exemplos: Canadá, Estados Unidos, Europa Ocidental, Japão e Austrália. Segundo Mundo = países socialistas industrializados/países em desenvolvimento. ... Terceiro Mundo = países capitalistas com economia subdesenvolvida, não-alinhados e neutros.