Para combater a dor é, assim, importante comer alimentos, como:
Um exercício de força provoca pequenas lesões no músculo, que são “curadas” pelas proteínas sintetizadas por células do tecido muscular durante a atividade física. Essa regeneração é o que leva ao aumento da massa muscular. Mas, para o músculo se recuperar completamente, ele deve descansar por 48 horas.
No caso do treino, o elemento é um dos principais encarregados pela redução da dor muscular tardia, que ocorre entre 8h e 72h após o exercício físico. Consequentemente, a ingestão de linhaça ajuda na melhora da mobilidade das articulações, prevenindo lesões.
Repouso relativo, através da realização de exercícios aeróbicos de baixa intensidade, que promoverão aumento do fluxo sanguíneo aos músculos afetados, diminuindo a dor; Evitar atividades vigorosas que piorem a dor; Compressas com gelo (crioterapia) sobre a área afetada durante 20 a 30 minutos.
As cãibras são contrações musculares involuntárias, repentinas e que ocasionam algia de grande intensidade. As contraturas musculares, por sua vez, são contrações musculares causadas pelo aumento persistente do tônus muscular a níveis superiores ao normal.
Cãibras musculares variam em intensidade de uma ligeira contração ou à dor severa. O espasmo do músculo pode durar alguns segundos a vários minutos ou mais. Não é incomum a cãibra aliviar e depois voltar várias vezes antes de desaparecer completamente.
Existem inúmeras causas. Traumas agudos, estiramentos musculares, fadiga por exercício, fadiga por trabalho exaustivo, movimentos inadequados, estresse físico e emocional, patologias que causam inflamações, fraturas, distúrbios minerais, entre outros.