As regras são importantes porque permitem uma convivência harmoniosa e respeitosa entre as pessoas. A criança que cresce em um ambiente com regras bem estabelecidas aprende a obedecer a ordens, ter limites e diferenciar o que é certo e o que é errado.
Em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor... Da ordem". Na seara castrense em certos casos, a obediência deve ser absoluta e não relativa. Logo, se a ordem é ilegal, é ilegal também o fato praticado pelo executor.
O superior hierárquico é aquele militar que ocupa posição mais elevada na hierarquia militar, como o Major em relação ao Tenente, nas instituições militares estaduais e no Exército; o tenente-brigadeiro em relação ao brigadeiro na Força Aérea Brasileira e o contra-almirante em relação ao capitão de fragata na Marinha.
A ordem do superior hierárquico deve ser sempre em matéria de serviço para que possa servir como causa de excludente de culpabilidade de um crime militar ou causa de justificativa de uma transgressão disciplinar. É ilegal a ordem militar que não seja em matéria de serviços.
Nos termos do artigo 89 da Lei nº 6.
3 A DESERÇÃO ESPECIAL: um tipo penal desnecessário art. 190. Deixar o militar de apresentar-se no momento da partida do navio ou aeronave, de que é tripulante, ou do deslocamento da unidade ou força em que serve (...). As penas variam de acordo com o período de ausência até a apresentação do militar.
O crime de deserção encontra amparo no do artigo 187 do Código Penal Militar com o seguinte texto: “Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias”. ... É classificado como crime próprio, pois somente poderá ser praticado por sujeito militar.