Cortesia. Perseverança. Autocontrole.
“A filosofia do Taekwondo baseia-se no auto-controle e no respeito. Onde há respeito, há disciplina e hierarquia”, conta. As artes marciais, em sua essência, são tratadas como disciplinas mentais e físicas com o objetivo de desenvolver a habilidade dos seus praticantes.
O taekwondo é uma arte marcial originalmente coreana, que teria surgido por volta do século VII d.C. A tradução que se faz do termo taekwondo é “caminho dos pés, das mãos e do espírito”, significado que revela a proposta de desenvolvimento integral do praticante, típica das artes marciais.
Como a filosofia do judô transforma vidas Segundo palavras do seu criador, “o Judô pode ser resumido como a elevação de uma simples técnica a um princípio de viver”. Assim, o professor Jigoro Kano defendia a ideia de que era possível qualquer pessoa adquirir qualidades que fossem favoráveis à vida de modo geral.
De acordo com a Confederação Brasileira de Muay Thai, o mais importante dessa arte marcial é a filosofia de vida que oferece aos alunos, como amizade, companheirismo, superação de limites, disciplina e respeito ao próximo.
Tailândia
O boxe tailandês – tradução de muay thai em português – teria surgido há 2 mil anos com base no wushu (ou kung fu) chinês. Forçados a deixar a China, agricultores que encontraram liberdade e terras férteis na atual Tailândia precisavam se defender do vizinho poderoso.
Segundo a história do Muay Thai, esse esporte foi criado pelos tailandeses para se defenderem nas guerras e tem como objetivo imobilizar o adversário utilizando golpes certeiros, como socos, golpes com os pés, joelhadas ou cotoveladas.
Muay Thai - A Arte das Oito Armas. É conhecida mundialmente como A Arte das Oito Armas, pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos + dois cotovelos + dois joelhos + dois 'canelas e pés', e associado a uma forte preparação física que a torna uma luta de contato total poderosa e eficiente.
o Jiu-Jitsu