Os mangues são espécies vegetais encontradas nos manguezais, que são um ecossistema localizado em regiões litorâneas, com um ambiente formado por uma água salobra, resultante do encontro da água doce com a do mar, o que torna esse lugar um espaço sensível ao equilíbrio entre esses dois cursos d'água.
Os mangues apresentam adaptações que lhes permitem sobreviver num ambiente com características estressantes como o manguezal. As raízes áreas são adaptações para o solo pobre em oxigênio. ... Para eliminar o excesso de sal as árvores do manguezal apresentam glândulas em suas folhas, por isso são chamadas plantas halófitas.
No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos. Animais como os caranguejos e as ostras vivem sempre nos manguezais, enquanto que outros animais passam apenas uma fase da vida no mangue.
O manguezal funciona como um berçário natural para o desenvolvimento de muitas espécies de animais e plantas. Existe em lugares que sofrem a influência de marés, permitindo a mistura da água salgada (do mar), com a água doce (do rio).
Ao todo são 13.
A praia de ajuruteua é um paraíso na Amazônia. Praia de água salgada com o maior mangue do mundo (ainda protegido).
Resposta: Como produtores podemos citar as plantas, e as algas presentes nesse ecossistemas, que alimentam-se da glicose produzida durante a fotossíntese. E como consumidores tempos, aves, peixes, caranguejos, que constituem uma cadeia alimentar trófica ampla que se inicia no consumidor.
Resposta. Bom, as folhas, frutos, flores e galhos das árvores do mangue,são produtores, que são consumidos por peixes e moluscos e no topo da cadeia alimentar se situam as aves e alguns mamíferos, que depois de algum tempo podem morrer e serem decompostos por fungos e bactérias.
As cadeias alimentares conectadas em determinado ecossistema são chamadas de teia alimentar. Na teia alimentar, assim como na cadeia alimentar, podemos agrupar os organismos em diferentes níveis tróficos, ou seja, podemos agrupar os seres que possuem os hábitos alimentares semelhantes.
A teia alimentar pode ser definida como um conjunto de cadeias alimentares de um determinado ecossistema. ... Nela encontramos produtores e consumidores ocupando, cada um, um nível trófico diferente. Os produtores são aqueles organismos que são capazes de produzir seu próprio alimento, tais como plantas e algas.
Os produtores mais comuns no ambiente marinho são as algas e o fitoplâncton. A seguir aos produtores seguem-se os níveis tróficos associados aos consumidores. Os consumidores podem ser divididos em três grandes grupos: herbívoros, carnívoros e omnívoros.