Cefaléia persistente e diária desde o inícios (CPDI): Este tipo de cefaléia apresenta quadro muito semelhante com a Cefaléia do tipo tensional, porém, pode não ter melhora desde o momento em que surge ou evoluir muito rapidamente para uma dor contínua e sem melhora.
A cefaleia sentinela (ou dor de cabeça de alarme) é um tipo de cefaleia secundária que vem acompanhada da hemorragia subaracnóidea espontânea. Ela é uma dor intensa e persistente, e pode durar dias ou até mesmo semanas.
As dores de cabeça súbitas indicam exatamente o que seu nome propõe: a chegada abrupta e repentina da dor de cabeça, como um “trovão” (o nome da condição em inglês é thunderclap headaches, cuja tradução é dor de cabeça em trovoadas). A dor causada pela condição grave atinge o pico em 60 segundos.
A cefaleia de tensão, ou cefaleia tensional, é um tipo de dor de cabeça muito frequente em mulheres, que é causada pela contração dos músculos do pescoço e que acontece principalmente devido a má postura, estresse, ansiedade e noites mal dormidas.
Acidente Vascular Cerebral ou AVC O sintomas mais comuns são dores de cabeça, tontura, vertigem, fraqueza em ambos os lados do corpo, visão prejudicada entre outros.
Como identificar um AVC
Sem duvida alguma a cefaléia que a mais comumente se associa a quadros de ansiedade é a cefaléia do tipo tensional, manifestada com doe na região da parte de trás da cabeça, com irradiação para o pescoço e para os ombros.
Estudos afirmam ainda que fatores emocionais, como estresse e ansiedade, podem ser os principais gatilhos. “A cefaleia tensional é caracterizada pela presença de dor nos dois lados da cabeça. Além disso, as partes frontais e posteriores também podem ser afetadas.
Embora muitas pessoas não associem, a depressão é uma condição de saúde que está intimamente relacionada a dor de cabeça. Isso porque o cérebro de pessoas ansiosas costuma funcionar de maneira potencializada, liberando hormônios, trazendo preocupações e causando tensões dos mais variados tipos.
Algumas dicas para ajudar a aliviar a dor de cabeça sem que seja necessário tomar remédios são:
Como controlar a crise de ansiedade?
15 dicas para controlar a ansiedade
Como manter a calma: 8 técnicas e maneiras de se acalmar
Os alimentos que devem ser evitados para ajudar no controle da ansiedade são:
Indivíduos com transtornos de ansiedade em geral superestimam o perigo nas situações que temem ou evitam. Da mesma maneira, o medo ou a ansiedade são excessivos ou fora de proporção. Você já conheceu alguma pessoa que não viaja de avião por que tem medo de acidente aéreo?
Olá, o café é uma bebida estimulante, porém ele sozinho não pode ser considerado a causa de um quadro ansioso. Pessoas ansiosas devem evitar, no geral, alimentos estimulantes, como o café, chocolate, fast food, além de comidas gordurosas.
A cafeína, substância estimulante presente no café, pode causar transtornos de ansiedade ou exacerbar os sintomas de ansiedade preexistentes, principalmente quando ingerida em grandes quantidades. O café é muito estimulante para o sistema nervoso, enfatiza a ansiedade e consequentemente o stress.
O café descafeinado apresenta benefícios semelhantes aos do café comum sem aumentar a ansiedade e o refluxo ácido. O café descafeinado costuma ser uma alternativa para quem tem problemas com a cafeína, como é o caso do aumento de ansiedade, mas ainda assim não abre mão do sabor da bebida.
Em doses altas, alguns estudos mostram que a maconha pode piorar a ansiedade. Isso se deve ao THC, o canabinoide que causa o efeito psicoativo. O THC faz o coração bater mais rápido e pode levar a pensamentos acelerados, os quais podem exacerbar a ansiedade.