As gorduras trans são formadas durante o processo de hidrogenação industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida de prateleira de alguns produtos.
Estudos científicos comprovaram que essa gordura é extremamente prejudicial à saúde: além de aumentar os níveis de colesterol ruim, o LDL, também diminui a taxa de colesterol bom, o HDL. E isso significa elevar o risco de arteriosclerose, infarto e acidente vascular cerebral.
A informação sobre a quantidade de gordura trans nos alimentos é obrigatória no Brasil. Porém, se igual ou inferior a 0,2 gramas por porção do alimento, pode ser declarada como zero na TABELA NUTRICIONAL.
Além de contribuir para o ganho de peso, o consumo de gordura trans aumenta o processo inflamatório do corpo, eleva os níveis do colesterol ruim (LDL) e reduz o bom (HDL). Para piorar, ao longo dos anos, o ingrediente se acumula nas veias, aumentando o risco de infarto e derrames.
Gordura trans afeta o colesterol e deve ser evitada Esse tipo de gordura é formado durante um processo conhecido como hidrogenação, que transforma o óleo vegetal líquido em gordura sólida para melhorar a textura dos alimentos e aumentar sua durabilidade nas prateleiras.
Assim como as gorduras saturadas, as gorduras trans têm sido associadas a doenças cardíacas. Mesmo pequenas quantidades podem prejudicar a sua saúde. As gorduras trans são encontradas em óleos líquidos que foram alterados para permanecerem sólidos em temperatura ambiente.
A gordura trans, comum em nossos pratos, é conhecida tecnicamente como ácido graxo trans industrialmente produzido. Amplamente utilizada pela indústria, a gordura trans é formada a partir de uma reação paralela ao processo de hidrogenação de óleos vegetais líquidos.
Dentre todos os males da gordura trans, o principal problema que ela causa é a alteração no metabolismo lipídico. Quando ela é ingerida em grandes quantidades, tem o poder de aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL) e de diminuir os níveis de colesterol bom (HDL).
As gorduras insaturadas são as boas para a saúde, e podem ser encontradas principalmente em alimentos de origem vegetal como azeite de oliva, óleo de soja, de girassol ou de canola, castanhas, nozes, amêndoas, linhaça, chia ou abacate.
Entenda os diferentes tipos de gordura a seguir.
Veja quais são os tipos de gorduras corporais e descubra que nem todos eles são sinônimos de doença:
É o acúmulo de gordura na região abdominal, ou seja, a região da barriga. Há basicamente dois tipos dessa gordura: visceral e subcutânea. A visceral é quando há gordura nas vísceras do abdômen.