O ensino é baseado em três eixos interligados: produção (fazer e desenvolver um percurso de criação), apreciação (interpretar obras artísticas) e reflexão sobre a arte (contextualizar e pesquisar). Apesar dessa divisão, não deve haver uma ordem rígida ou uma priorização desses elementos ao longo do ano letivo.
Prática das artes visuais na sala de aula O trabalho com artes visuais deve ser explorado desde o desenho, passando pelo recorte e colagem, pintura até a escultura, deve-se partir das duas dimensões, para depois fazer com que a criança perceba as três dimensões.
Sendo assim, o presente artigo destaca cinco tipos de linguagens nas artes visuais que são utilizadas com as crianças no cotidiano escolar. São elas: desenho, pintura, modelagem, recorte/colagem e mídia (informática).
Arte usando referência de outros artistas
Segundo os PCNs, as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens: dança, artes visuais, teatro e música. ... "Assim como na prática artística há um pensar fazendo e um fazer pensando, quando ensinamos, a ação mobiliza para a reflexão e a reflexão transforma a ação."
A arte na escola também possibilita que o aluno tenha criatividade e passe a usá-la em outras disciplinas. Ainda percebe-se que o aluno desenvolve a sensibilidade, a percepção, a imaginação. ... A Arte também ensina as possibilidades de transformações, mudanças e fazem paralelo entre criar e conhecer.
O ensino de artes permite entender a sociedade. A arte é reflexo direto do tempo em que foi criada, é cultura. Por meio dela é possível situar a história e mesmo entender o que se passava em determinada sociedade e em determinado período.
Basicamente seriam opções do tipo: Adaptar músicas e poemas para histórias em quadrinhos, livros artesanais, gravura em borracha, fazer uma ilustração pra um determinado livro ou historinha, aprender a tocar gaita blues (fuckyeah), aprender a costurar bonequinhos de feltro, aprender a fazer retratos com lápis de cor...
5º ANO - ATIVIDADES PARA A QUARENTENA
Os Temas e os Géneros Artísticos
conhecimento progressivo e significativo da função que a arte desempenha nas culturas humanas. três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão.
A metodologia contempla a análise documental da BNCC (BRASIL, 2016) assim como outras leituras que alicerçam a temática. Fruição, de acordo com o documento é desfrutar das experiências vividas ou apreciadas, e com um significado para o participante, oriundos de diversas épocas e culturas.
A taxa de fruição nada mais é que uma indenização a ser paga por quem utilizou o imóvel e não pretende mais prosseguir com o contrato, seja por inadimplemento ou porque simplesmente se arrependeu da compra feita. É uma reparação justa, como se fosse um “aluguel”.
A BNCC de Arte propõe que a abordagem das linguagens articule seis DIMENSÕES DO CONHECIMENTO que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística: CRIAÇÃO, CRÍTICA, ESTESIA, EXPRESSÃO, FRUIÇÃO, REFLEXÃO.
No Ensino Fundamental o componente curricular Arte tem como objetivo principal conduzir os estudantes a situações e processos de criação, crítica, expressão e reflexão, sobre as produções artísticas e culturais no âmbito das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro.
A BNCC é uma referência obrigatória mas não é o currículo. A Base estabelece os objetivos que se espera alcançar e o currículo define como alcançar os objetivos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes ...
O documento foi criado para que todas as escolas tenham um padrão mínimo de instrução, e o esperado é que essa padronização aumente a qualidade do ensino no país, especialmente na esfera pública.
BNCC: o que é e qual seu objetivo principal? ... Seu objetivo principal é transformar a educação brasileira para que todos os estudantes, em todo o país e independente de condições econômicas e classe social, adquiram as mesmas aprendizagens essenciais, uma vez que a educação é um direito de todos.