A aorta é a maior e principal artéria do corpo humano, responsável por levar o sangue oxigenado do coração para todos os órgãos. Ao nível da cicatriz umbilical ela se divide nas chamadas artérias ilíacas, onde se originam as artérias que levarão o sangue para os membros inferiores.
A síndrome da compressão da veia ilíaca (SCVI), também chamada de síndrome de May-Thurner ou de Cockett, é uma situação clínica na qual a artéria ilíaca comum direita comprime extrinsecamente a veia ilíaca comum esquerda, manifestando-se clinicamente como dor e edema do membro inferior esquerdo (MIE), ou até mesmo como ...
O fato da sua esposa ter a Síndrome de May Turner não a impede de fazer exercícios. Nem o fato de tomar Xarelto. Ela pode fazer academia e deve fazer acompanhamento com um Vascular.
Em geral, depois da fase aguda, a maioria dos pacientes que tiveram trombose se beneficiam da atividade física. Musculação, caminhada, natação, ou outra atividade que seja do seu agrado é sempre bem-vinda, pois durante o exercício físico, as contrações musculares ajudam o funcionamento das veias.
A atividade física está contraindicada em pacientes que apresentam tromboflebite1,2. A orientação é que além do tratamento medicamentoso também haja repouso e elevação do membro afetado3. A tromboflebite é um processo inflamatório das veias superficiais em que ocorre trombose secundária.
Corrida, bicicleta, hidroginástica… E a dúvida mais comum: musculação provoca varizes? A resposta é: depende. Se você deseja fazer uma atividade moderada, sem pretenções de desafiar os limites do bom-senso, musculação pode sim ser feita sem risco de provocar ou agravar as varizes.
Contudo, se exercitar normalmente não gera problemas, pelo contrário, é benéfico para prevenir e tratar varizes. “Não é preciso deixar de pegar peso durante o tratamento das varizes, desde que o exercício seja feito de forma moderada, sem exageros.
A zumba, por ser uma dança, na verdade seria um fator “protetor” na evolução dessas lesões. É importante entender que as varizes são lesões progressivas, ou seja, vão se tornando cada vez mais evidentes e dilatadas. O mais importante é buscar logo uma avaliação, para tratar enquanto as lesões ainda são simples.
Não deve ser realizada em pacientes com varizes de maior tamanho destinadas ao tratamento cirúrgico, gestantes, pessoas que tenham doenças graves sem tratamento adequado e em usuários de anticoagulantes orais. Após o procedimento, os vasos podem voltar a aparecer?
Balé é prejudicial para quem tem varizes? Pelo contrário, assim como qualquer exercício aeróbico, as danças são benéficas para retardar o surgimento ou piora dos sintomas relacionados a insuficiência venosa/ varizes. Pode dançar à vontade e consulte seu cirurgião vascular regularmente.
Andar de bicicleta é um ótimo exercício para quem tem varizes e pode ser realizado com o uso das meias de compressão. Caso os sintomas persistam, procure novamente seu médico para uma reavaliação. Respondendo diretamente à sua pergunta: pode andar de bicicleta, este é um exercício muito bom para quem tem varizes.