As ondas podem ser classificadas segundo sua direção de vibração: ondas que se propagam na mesma direção que seu estímulo são longitudinais, já as ondas que se propagam em direções perpendiculares às do seu estímulo são ondas transversais.
As ondas são perturbações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia. De acordo com a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em dois tipos: Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc.
Ondas transversais são aquelas em que a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação da onda.
Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia. Ademais, apresentam-se na forma de ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama, em ordem crescente de frequência e energia.
São bons exemplos de ondas mecânicas: a) calor, corrente elétrica, infravermelho.
As características mais gerais, inerentes às ondas eletromagnéticas, são a amplitude da onda, a velocidade de propagação, a frequência de oscilação, e o comprimento de onda.
A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta.
A luz é uma onda eletromagnética cuja frequência encontra-se no espectro visível para os seres humanos. Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s.
As ondas eletromagnéticas transportam energia de um local para outro. ... Ao se propagar, a energia da onda oscila entre a energia do campo elétrico e a energia do campo magnético. A energia média por unidade de volume de uma onda eletromagnética que se propaga no vácuo é dada por: Não pare agora...
Um meio é dito transparente quando ele permite a propagação regular da luz. ... Um meio é dito translúcido quando a propagação da luz ocorre de forma irregular, ou seja, eles são meios intermediários. Por exemplo, papel vegetal, vidro fosco, etc.
Resposta. Dependendo da sua intensidade poderá gerar uma temperatura elevada, danificando objetos expostos a ela. Outro exemplo é a sua propagação, dependendo do objeto atingindo a luz poderá refletir e propagar sua área de luminosidade.
Quando dois raios de luz ou feixes de luz se cruzam, continuam suas trajetórias Individualmente. Um raio não interfere na trajetória de outro. Princípio da Reversibilidade da Luz: A trajetória seguida pelo raio de luz, num sentido, é a mesma quando o raio troca o sentido de percurso.
Resposta: Explicação: A luz é produzida mediante a liberação de fótons, que ocorre quando um elétron pula para um estado menos energético do que ele se encontra. O que reflete a luz é qualquer coisa que reaja à presença da luz.
Resposta. Essa pergunta pode ser respondida ao olharmos a lua. A lua é um corpo opaco,sem iluminação própria,mas que reflete a luz recebida pelo sol. Então,podemos ver corpos assim,quando estão recebendo luz de outro objeto ou emitindo radiação.