crossorigin="anonymous">
No Verão, as massas de ar mEa, mEc, mTa e a mTc são as que mais influenciam o clima brasileiro. Como essas massas são quentes e possuem muita umidade, essa estação é bastante quente e úmida.
Tem mais depois da publicidade ;) As massas de ar, em face de sua formação e propriedades, apresentam diferentes características, o que permite classificá-las em três tipos distintos: massas equatoriais, tropicais e polares.
Chama-se frente fria ao sistema frontal de massas de ar polar (se a massa de ar é um camião, a frente fria será o pára choques dianteiro, por anologia). ... A frente quente forma-se quando o ar quente avança sobre a região que era ocupada pelo ar frio, formando áreas que são posteriormente aquecidas.
Uma frente de tempo frio é definida como a região de transição onde uma massa de ar frio está substituindo uma massa de ar mais quente. As frentes quentes geralmente se movem de sudoeste para nordeste e o ar atrás de uma frente quente é mais quente e úmido do que o ar à frente. ...
Uma frente fria ocorre quando uma massa de ar frio encontra e empurra uma massa de ar quente, ocasionando nevoeiro, chuva e queda de temperatura. E uma frente quente ocorre quando uma massa de ar quente encontra uma massa de ar frio que estava estacionada sobre uma região, provocando aumento da temperatura.
Uma frente quente ocorre quando uma massa de ar quente avança em uma determina região substituindo o ar frio e seco, mudando as condições do tempo como a temperatura e umidade de uma determinada localidade.
O ar absorve pouca radiação solar, sendo aquecido principalmente por energia provinda da superfície da Terra. A taxa com a qual a terra fornece energia à atmosfera, contudo, não está em balanço com a taxa com a qual a atmosfera irradia calor.
As frentes quentes deslocam-se do equador para os pólos. Como o ar quente é menos denso que o ar frio, a massa de ar quente sobe por cima da massa de ar mais frio e geralmente ocorre precipitação. ... A uns 300 km antes da frente surgem então stratus e nimbostratus e eventualmente começará a cair uma chuva leve.
Uma frente de ar é um fenômeno meteorológico causado pelo encontro de uma massa de ar frio com uma quente, e pode gerar instabilidades climáticas. ... A frente de ar pode gerar tempestades com trovoadas e muita chuva, algo que pode afetar o dia a dia de quem mora próximo ao encontro das frentes frias e quentes.
Quando o ar é aquecido, o espaçamento entre moléculas aumenta e a densidade diminui, acarretando queda de pressão, pois para volumes iguais o ar quente é mais leve que o ar frio. ... Portanto, em iguais temperaturas e volumes, uma massa de ar mais úmida exerce menos pressão que uma massa de ar mais seca.
Essas correntes ocorrem em razão das diferenças de densidade do ar frio e do ar quente. O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente.