A sociologia compreensiva baseia-se na ideia de considerar a motivação dos indivíduos e grupos diante das ações sociais que praticam, levando em conta a sociedade em que vivem. A realidade social portanto, é o resultados das formas de relação entre os sujeitos.
Weber acreditava que a função do sociólogo seria compreender o sentido das chamadas ações sociais e explicar suas lógicas causais. Assim, suas contribuições foram em direção à análise multicausal dos fenômenos sociais. Em seus estudos, Weber destaca fatores culturais e materiais no surgimento das instituições modernas.
- Demografia social; - Sociologia ambiental, administrativa, artística, de conhecimento; - Sociologia cultural, econômica e desenvolvimento econômico; - Sociologia organizadora, educativa, emocional, HQ, jurídica, industrial, médica, esportiva, funcional e de gênero.
A Sociologia é uma ciência pertencente ao grupo das ciências sociais e humanas que procura explicar as relações entre indivíduos e grupos de indivíduos dentro da comunidade, incluindo o estudo das formas de associação e interação que ocorrem na sociedade.
Resposta
Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber se tornaram clássicos no Brasil, entre outras coisas, devido ao esforço de Florestan Fernandes na década de 1950, quando sistematizou a contribuição de cada um desses autores para uma teoria da investigação sociológica.
Os principais teóricos que levou a construção do capitalismo foram Karl Marx e Friedrich Engels pensadores alemães, foram responsáveis por fundarem o Socialismo Científico (Marxismo). Dentre diversas obras importante, se destaca o “ Manifesto do partido comunista”.
A relação existente entre o Capitalismo e a Sociologia é de interdependência. Desse modo, um elemento acaba sendo dependente do outro. ... Nessa perspectiva, a Sociologia depende do Capitalismo para observar e interpretar as dinâmicas causadas por esse sistema econômico.