Para aprender a meditar sozinho, é necessário praticar diariamente as técnicas por 5 a 20 minutos, 1 ou 2 vezes ao dia....O passo a passo para meditar consiste em:
Tente manter ao máximo o mesmo período para criar um hábito. Há duas formas simples para meditar: uma sentado na posição tradicional de meditação com as pernas cruzadas e a outra posição sentado em uma cadeira. A ideia central é estar confortável para que o corpo não chame sua atenção e permita você se concentrar.
Como meditar todos os dias?
Também é desaconselhada a prática excessiva, principalmente para iniciantes. “O ideal é meditar no máximo umas duas vezes por dia”, diz. Roberto ainda afirma que meditar deve ser um exercício constante, leve e sem expectativas.
A maioria dos programas de mindfulness tem como referência a prática diária em torno de 45 minutos (como ideal para obter os melhores resultados), mas os estudos mostram que praticar regularmente de 15 a 20 minutos por dia já trazem benefícios significativos.
Temos muitos pensamentos sobre o passado e o futuro. Quando meditamos, ganhamos foco, e os pensamentos se acalmam. Permanecemos no presente. Quanto mais praticamos meditação, mais foco ganhamos, e o intervalo entre um pensamento e outro, fica cada vez maior.
Meditar é controlar o fluxo dos pensamentos. Uma vez controlados, percebemos que nós existimos até antes de pensar. Você, mesmo que não pense, continua existindo, porque além dos pensamentos, você tem as percepções, sensações. ... E é isso que queremos durante a meditação.
“Ao meditarmos, aquietamos a mente e potencializamos nossa produtividade, criatividade, intuição, capacidade de foco, memória e concentração”, diz Márcia de Luca. Ou seja, ficamos mais inteligentes.