Ovos, sal de cozinha, feijão e tantos outros alimentos presentes no dia a dia têm ligação direta com a química. Nesta terça-feira (18), o Professor Gilton Lyra deu o pontapé inicial em mais um ano do Projeto Educação. Ele entrou na cozinha para falar de ferro, cálcio e íons de sódio na nossa alimentação.
Conhecer a composição química da célula é importante para entender os processos que ocorrem nessa estrutura e a importância de cada substância para o seu funcionamento. ... As substâncias inorgânicas encontradas na célula são a água e os sais minerais.
São elas: água, minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.
Suas funções principais estão ligadas à estrutura e formação dos ossos, regulação dos fluidos corporais e secreções digestivas. ... As funções destes minerais estão relacionadas a reações bioquímicas, ao sistema imunológico e ação antioxidante. Exemplos: ferro, cobre, fluoreto, manganês e zinco.
Os sais minerais, como ferro, cálcio, zinco, cobre, fósforo e magnésio, são nutrientes muito importantes para o organismo humano, pois contribuem para produção de hormônios, a formação de dentes e ossos e a regulação da pressão sanguínea.