As métricas podem ser classificadas em de controle ou preditivas e ambas podem influenciar na tomada de decisões. As métricas de controle estão associadas a processos de software, já as preditivas estão associadas a produtos de software.
Pressmam (1987) cita algumas razões pelas quais é importante medir o software: Indicar a qualidade do produto. Avaliar a produtividade das pessoas que produzem o produto. Avaliar os benefícios (em termos de qualidade e produtividade) derivados de novos métodos e ferramentas de software.
Métricas Orientadas à Função. Consiste em um método para medição de software do ponto de vista do usuário, que determina de forma consistente o tamanho e complexidade de um software, sob a perspectiva do usuário. ... Ou seja, são medidas indiretas do software e do processo por meio do qual ele é desenvolvido.
8 indicadores de qualidade de software
Dentro das principais métricas das software para medir a produtividade temos: 3.
Produtividade como um atributo de processo Cada processo produtivo de software tem fatores de custo únicos e as produtividades derivadas desses fatores de custo seguem uma distribuição de probabilidade específica.
Objetivos da medição de software e utilidade das métricas Entender o comportamento e o funcionamento de produtos de software. Avaliar para determinar padrões, metas e critérios de aceitação. Controlar processos, produtos e serviços de software. Prever valores de atributos.
Assim, a medição de trabalho surge com a função de avaliar o tempo que um trabalhador qualificado levará para, em certo nível de execução, realizar determinada tarefa.
Unidade de medida usada para marcar o tempo Quando usamos o relógio para marcar o período que precisamos nos arrumar, ou que vamos levar para chegar a um determinado compromisso, estamos medindo o tempo. Os anos, meses, horas, minutos e segundos são formas de determiná-lo.
O cálculo considerando o tempo de serviço é mais simples do que o de férias. O valor do salário do funcionário deve ser dividido por 12 (meses de um ano) e então multiplicado pela quantidade de meses em que ele trabalhou.
Nesse sentido, para uma mulher se aposentar no ano de 2020 ela deve completar 60 anos e 06 meses de idade. Em 2021, essa idade subirá para 61 anos. Por outro lado, para um homem se aposentar no ano de 2020 ele deve completar 65 anos de idade. Perceba que a regra é a mesma de antes da Reforma da Previdência.