Relacionando às três principais grandezas elétricas, as leis de Ohm comprovam como a tensão, corrente e resistência elétrica estão diretamente ligadas. A partir de seus experimentos com diferentes tipos de condutores, Georg Ohm formulou princípios que foram chamados de leis de Ohm.
Tabela de Resistividades de Materiais
A lei de ohm é bem simples, quando temos o valor de duas dessas grandezas é possível encontrar a terceira variável, para isso basta usar uma fórmula que é: V=R.I. Através da variação dessa fórmula podemos encontrar as outras variáveis, como por exemplo: I=V/ R ou R=V/I.
A Segunda Lei de Ohm estabelece que a resistência elétrica de um material é diretamente proporcional ao seu comprimento, inversamente proporcional à sua área de secção transversal. Além disso, ela depende do material do qual é constituído. Leia também: Exercícios de Corrente Elétrica.
A Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador — o físico alemão Georg Simon Ohm (1789-1854) — afirma que, para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica.
A primeira Lei de Ohm afirma que a corrente elétrica que atravessa um dispositivo qualquer é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada a esse dispositivo. Imagine um aparelho submetido a uma diferença de potencial (ddp) em que flui uma corrente elétrica de intensidade i.
I = Corrente elétrica, unidade âmpere (A é a letra que representa a unidade). R = Resistência elétrica, unidade Ohm (Ω é a letra grega que representa a unidade).
A Lei de Ohm é de suma importância para que possamos fazer cálculos referentes a energia elétrica. A Lei de Ohm é básica para a utilização das leis de eletricidade. ... A primeira Lei de Ohm estabelece que a tensão aplicada aos terminais de um condutor e a corrente elétrica são diretamente proporcionais.
O volt (símbolo: V), é a unidade de tensão elétrica (diferença de potencial elétrico) do Sistema Internacional de Unidades. O plural do nome da unidade é volts. O Volt é o potencial de transmissão de energia, em Joules, por carga elétrica, em Coulombs, entre dois pontos distintos no espaço.
Os fatores que determinam o valor da resistência são a natureza do material, o tamanho do condutor e a temperatura. Para estudar a influência do tamanho do condutor, consideremos dois cilindros idênticos, de comprimento L e área transversal A, cada um com resistência R, ligados em série ou em paralelo.
A segunda lei de Ohm De acordo com a segunda lei, a resistência depende da geometria do condutor (espessura e comprimento) e do material de que ele é feito. A resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a área de secção (a espessura do condutor).
Se por exemplo, quisermos calcular a resistência de um fio de cobre, com 30 metros e 2mm² de secção, sabendo que a resistividade do cobre é igual a 0,0172Ωmm²/m, fazemos o seguinte: Temos estes valores que nos são dados: R = ? ρ = 0,0172Ωmm²/m.