Relativo às costas ou à parte posterior do corpo humano (ex.: região dorsal). ... [ Anatomia ] Relativo às doze vértebras situadas no meio das costas, entre as cervicais e as lombares.
Em anatomia, a região ventral é a face anterior ou inferior de uma estrutura anatômica.
Dorso: Corte oposto ao do peito, geralmente com pouco carne. É bem utilizada em sopas, caldos, molhos, para se extrair o sabor e o aroma da carne, que acompanharam outras receitas.
Localizada na parte inferior da coluna, a região lombar é formada por vértebras (os ossos que compõem a coluna) que conectam o tórax, a cintura e as pernas. Essa estrutura permite que você faça a maioria dos movimentos, além de garantir que possa ficar em pé, levantar e andar.
Incômodos nas pernas, nos braços e até aquela dor de cabeça persistente podem estar ligadas a problemas de coluna....A seguir, veja como identificar a dor na coluna através de sintomas que, nem sempre, começam na região das costas:
A dor que tem origem nos rins é mais aguda, forte, constante e aparece repentinamente, principalmente quando se trata de pedra nos rins. Já a dor nas costas pode variar de leve a grave e é caracterizada por pontadas, sensação de queimação ou perfuração.
A lombalgia é a dor que acontece na região lombar, que é a parte final das costas, e que pode ser acompanhada ou não por dor nos glúteos ou pernas, o que pode acontecer devido à compressão do nervo ciático, má postura, hérnia de disco ou artrose na coluna, por exemplo.
Neste caso, a hérnia de disco acarreta um problema ainda maior, a dor ciática ou ciatalgia, uma dor lombar acima das nádegas, perto da bacia ou dos rins.
Há casos de dor lombar que têm causas alarmantes, mas isso é raro. De vez em quando, dor nas costas é um sinal de alerta de câncer ou uma doença auto-imune. Ou a dor nas costas pode estar associada a danos na medula espinhal.
A dor nas costas pode ser considerada grave quando:
Algumas condições médicas podem causar dor nas costas, como:
10 sintomas da hérnia de disco
Os 5 principais tipos de dor nas costas são: lombalgia, cervicalgia, lordose, escoliose e torcicolo.
Apesar de muito confundida com uma simples dor na coluna, crises da doença duram, muitas vezes, mais de seis semanas, e, quando não tratadas, podem causar imobilidade na região afetada.
O que fazer para aliviar a dor na coluna
A dor inflamatória na coluna pode ser provocada por algumas doenças autoimunes. Algumas destas doenças autoimunes intimamente ligadas à dor na coluna vertebral são: Espondilite Anquilosante (EA), Espondilartrite Axial Sem Evidência Radiográfica de EA, Artrite Psoriática e Artrite Reativa.
Remédios para dor nas costas
Fraturas, lesões, degeneração dos discos da coluna e pinçamentos nos nervos são alguns problemas associados. Outros quadros, como apendicite, pedras nos rins, pedras na vesícula, câncer e infecções, também podem causar dores na região dorsal do corpo.
Confira 10 dicas simples para eliminar a dor nas costas que podem ser seguidas passo a passo.
Como aliviar a dor lombar