Na região norte, por exemplo, encontramos danças regionais como o Boi-Bumbá, cameleão, ciranda, gambá, serafina, carimbo, sol, desfeiteira e outras tantas folias populares dessa região rica que apresenta uma cultura diversa e encantadora em relação a tantas outras presentes no Brasil.
Os principais ritmos do norte são o Carimbó, o Calypso e a Marujada. A Dança do Carimbó é uma manifestação indígena. Essa música tem uma influência do batuque africano. Esse ritmo também tem influência das músicas folclóricas lusitanas, com castanholas na marcação das canções.
As danças do Norte foram Lundu Marajoara e Carimbó; do Nordeste Afoxé e Frevo; Engenho de Maromba e Xote Carreirinho do Centro-Oeste; Sudeste as Quadrilhas Mineiras e o Samba Carioca.
Catira ou Cateretê: origem, danças e músicas. Frevo: origem, características e tipos da dança. Quadrilha: origem, dança, música e características. Samba de Roda: origem, características, dança e música.
As danças típicas para festa junina mais populares são a quadrilha, fandango, bumba meu boi, lundu e cateretê.
A dança de fitas e o pau de sebo, típicos das festas juninas no Brasil, são originários da Península Ibérica....Quadrilha
Geralmente, a decoração junina é formada por balões e bandeirolas coloridas. Juntos, esses elementos dão toda entonação visual para a festa. Mas, você sabia que esses elementos não estão ali por acaso.
O xote,o baião, o xaxado, coco e a polca, fazem os ritmos dos festejos juninos.
O ciclo junino chega com a participação do povo. Ricos e pobres festejam o ciclo junino que envolve danças, comidas típicas, superstições, adivinhações, crendices, fé e muita animação. Para o ciclo junino são consagrados três santos do mundo católico durante o mês de junho.
As manifestações denominadas reisados são os Guerreiros, Pastoril, Chegança, Cavalo Marinho. Já no Sudeste temos as Folias de Reis, as quais concentram a expressão da dança na figura dos palhaços, que são a representação dos soldados de Herodes, que perseguiram o menino Jesus nascido.
A dança tem um importantíssimo papel na Educação Física, tendo em vista que trabalha os movimentos do corpo humano, de modo sistêmico e metodológico, não apenas utilizando-se de meros movimentos sem sentido. Nos movimentos da dança o indivíduo trabalha o corpo e a mente e ainda aumenta sua resistência à fadiga.
Manifestação artística que utiliza o corpo para produzir movimentos ritmados. A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas.
O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.
São inúmeras as modalidades, mas todos os estilos possuem algo em comum: fazem um enorme bem à saúde. “A dança traz muitos benefícios à saúde, como o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico”, explica a professora.
As principais características da dança de salão são: dança a dois, mistura de ritmos e variação de passos. A dança de salão é caracterizada por uma dança a dois. Portanto, sempre será executada por duas pessoas. ... A dança de salão abrange diferentes ritmos, sendo alguns: forró, bolero, zouk, salsa, dentre outros.
Tipos de dança e sua provável origem
Quando ela começa a dançar, a adrenalina e o cortisol que estavam circulando começam a ser gastos pelo coração e pelos músculos. Então, o corpo relaxa e o cérebro libera endorfina, dopamina e serotonina, hormônios que dão a sensação de prazer.
A irisina é um hormônio normalmente produzido de forma endógena durante o exercício físico contínuo.