Atribui-se o impulso de Veneza e Gênova ao fato de a produção agrícola de ambas ter sido pequena. Assim, no século XI, essas cidades apoiaram o início das Cruzadas, com o interesse de obter mercadorias de luxo existentes no mercado oriental, que havia sido fechado desde a conquista muçulmana.
Dois acontecimentos significativos nesse contexto foram a Guerra dos Cem Anos, travada entre franceses e ingleses entre 1337 e 1453, e a peste negra, pandemia de peste bubônica que atuou entre 1347 e 1353.
Derrota dos mouros na Batalha de Poitiers. Guerra dos Cem Anos. Expansão do Islamismo pela Península Ibérica. Reinado de Justiniano.
Do período que vai do século XI ao XV, denominada Baixa Idade Média, o sistema feudal de exploração de braços humanos entrou em decadência devido aos avanços no setor agrícola, como a invenção do moinho hidráulico, que facilitava a irrigação, e a atrelagem dos bois nas carroças, o que possibilitou viagens com mais ...
Do período que vai do século XI ao XV, denominada Baixa Idade Média, o sistema feudal de exploração de braços humanos entrou em decadência devido aos avanços no setor agrícola, como a invenção do moinho hidráulico, que facilitava a irrigação, e a atrelagem dos bois nas carroças, o que possibilitou viagens com mais ...
Na França, a descentralização e o localismo políticos, existentes durante grande parte da Idade Média, começam a ceder lugar à centralização do poder real, já nos séculos XIII e XIV. ... Para que este fortalecimento se configurasse plenamente, decorreriam cerca de três séculos.
A cidade medieval surgiu da fragmentação do mundo urbano a partir de um processo de ruralização e esvaziamento muito intenso. ... Dentro desse espaço de tempo, a cidade na Europa Ocidental passou por um processo de esvaziamento, que caracterizou o início da Idade Média, e, após o século XI, viveu um renascimento.
Resposta. Resposta: O aumento das terras cultivadas e da população resultou no surgimento de novas aldeias, e algumas das cidades existentes ganharam novos habitantes a partir de um processo de migração populacional.
Resposta. Na era medieval predominava o Sistema Feudal ou Feudalismo. Os Feudos eram cercados por grandes muralhas, construídas para defesa, pois cada feudo tinha um dono (Senhor Feudal), sendo o poder do rei descentralizado.
As feiras medievais surgiram com o declínio do sistema feudal na Idade Média e o desenvolvimento dos burgos, nome dada as cidades medievais que, anteriormente pertenciam aos senhores feudais e, com o passar do tempo e o surgimento de uma nova classe social, a burguesia, elas foram se desenvolvendo durante o período ...
O desenvolvimento das atividades comerciais nas feiras foi fundamental para a introdução da moeda como base de troca (compra e venda) de mercadorias. Como as feiras passaram a exercer o intercâmbio entre os diferentes lugares do continente europeu e do mundo, diferentes moedas eram utilizadas nas negociações.
As feiras medievais eram pontos de comércio temporário resultantes do renascimento comercial europeu. Constituíam pontos de encontro de mercadores que se utilizavam de rotas terrestres e, principalmente, fluviais de escoamento de mercadorias, onde praticavam intenso comércio.
Inicialmente, existiam os feudos, que eram formados pelos mansos senhorial com os nobres e os mansos servil com os servos. com tudo aconteceu a revolução urbana e comercial, iniciaram assim a surgir feiras medievais o que também eram temporárias, conforme iam tendo o aumento populacional e novos surgimentos de de ...
Resposta. – As cidades medievais eram superlotadas, barulhentas, escuras e tinham cheiro de estábulo. Só as ruas mais largas eram pavimentadas, as outras eram sujas, com esterco e lama. ... – Nas cidades ocorriam castrações, enforcamentos e amputações, e a população aglomerava para assistir aos espetáculos de castigo.
No Ocidente medieval as cidades muradas variam de região para região, ganhando essa função de protetora, ao passo que existe a insegurança, e as pessoas se aproximam das muralhas construídas, formando grande número de aglomerações (BOUCHERON/ MENJOT, s.d. p.
História Geral. O renascimento comercial e urbano aconteceu na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média. Esse processo resultou em grande crescimento comercial, adormecido desde a desagregação do Império Romano do Ocidente, e em grande crescimento urbano.