As causas do TOD não são conhecidas, mas segundo evidências, fatores genéticos e neurofisiológicos podem influenciar o desenvolvimento do transtorno. Assim como um ambiente familiar conturbado e ambíguo, no que se refere a educação dada pelos pais, pode contribuir para o surgimento do TOD.
Confira algumas dicas para lidar com o problema:
Sendo assim, é preciso reiterar a presença de dois profissionais que representam uma marca indispensável no tratamento do TOD: o neurologista e o psiquiatra infantil. Esses especialistas são devidamente preparados e direcionados para perceber os sintomas e tratá-los assim que há a confirmação do transtorno.
O Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) é uma condição que leva a comportamentos altamente restritivos socialmente por gerar na criança e no adolescente acessos de raiva exagerados, sentimentos de vingança, intensa dificuldade em seguir regras e conselhos de outras pessoas, especialmente pais e autoridades.
Transtorno hipercinético refere-se a "muito movimento", a inquietação, impulsividade, agitação. É um dos componentes do Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH. Alguns podem ser mais hipercinéticos ou hiperativos, ou impulsivos, ou desatentos.
F84 - Transtornos globais do desenvolvimento