O estirão de crescimento, período em que se ganha 20% da estatura final, tem idade de início e velocidade das mudanças variadas entre os indivíduos. Nas meninas, ocorre no início da puberdade e, nos meninos, na fase intermediária.
→ Puberdade masculina
As principais mudanças que ocorrem no corpo devido à puberdade masculina são:
O aparecimento de pelos pubianos antes dos 9 anos de idade em meninos caracteriza um quadro de pubarca precoce. É importante uma consulta com Endocrinologista Pediátrico, a fim de avaliar, principalmente, outros sinais de desenvolvimento puberal e previsão de crescimento.
Cada vez mais comum, puberdade precoce gera problema físico e emocional. Aparecimento das mamas, evolução dos testículos, surgimento de pelos na região pubiana e nas axilas, elevação da oleosidade da pele, acne, mudança de voz nos meninos e primeira menstruação nas meninas.
Puberdade é o nome do período em que ocorre a transição da infância para a vida adulta. As meninas costumam iniciar a puberdade entre os 8 e 13 anos de idade. Ao final desse período, por volta dos 18 anos, a maturação sexual está completa.
Para os dois sexos, o estágio 1 de Tanner caracteriza-se por ausência de sinais puberais, enquanto no estágio 5 de Tanner o indivíduo encontra-se com desenvolvimento puberal completo.
Para avaliar o volume testicular, o médico palpa o testículo com uma das mãos, enquanto segura o orquidômetro na outra, procurando o modelo que mais se aproxima do testículo palpado.
Na população masculina, isso se inicia aos 9 anos e se estende até os 14. Já na feminina, o estirão do crescimento começa mais cedo, aos 8 anos e termina aos 13.
A puberdade nas meninas tem início entre os oito aos 13 anos de idade e dura aproximadamente quatro anos. O gráfico mostra uma sequência típica e uma escala normal do desenvolvimento para os marcos do desenvolvimento sexual de meninas e meninos.
A média de velocidade de crescimento de acordo com a idade da criança é: - Nascimento – 1 ano de idade = 25 centímetros por ano. - 1 ano- 3 anos de idade = 12,5 centímetros por ano. - 3 anos - Puberdade = 5 a 7 centímetros por ano (meninas = 8 a 10 centímetros ao ano; meninos = 10 a 12 centímetros ao ano).
No primeiro ano de vida, o bebê aumenta 50% do comprimento que tinha ao nascer e triplica de peso, em média. A partir do segundo ano, embora continue a crescer, o ritmo diminui. E só ganha intensidade novamente na puberdade, quando acontece o chamado estirão.