EQST

Tem A Sua Disposiço Tem Crase?

Tem a sua disposição tem crase?

É interessante lembrar que o uso do acento indicativo da crase é facultativo antes dos pronomes possessivos femininos: "Estou à sua disposição ou a sua disposição" (= ao seu dispor ou a seu dispor).

Quem acha que agracia a juventude de hoje com elogios ao seu pragmatismo não está a salvo de ser o responsável pela frustração de toda uma geração?

Letra E - “Quem acha que agracia à juventude de hoje com elogios ao seu pragmatismo não está à salvo de ser o responsável pela frustração de toda uma geração.” - Na primeira ocorrência, o sinal grave não é exigido, uma vez que o verbo “agraciar” é transitivo direto, e portanto não é seguido por preposição.

Qual a alternativa que aponta a frase incorreta quanto ao acento indicativo da crase?

Resposta: Alternativa e: A questão social continua prioritária demais para ser relegada à segundo plano. Explicação: Esta é a única alternativa que não reúne as condições para a ocorrência da crase.

Em qual das alternativas o uso do acento indicativo de crase?

Resposta. ) Dei um presente à Mariana. Os nomes femininos facultam a crase: "Dei um presente à/a Mariana."

Em qual das alternativas o acento é facultativo?

Explicação: É facultativo o uso da crase diante de nomes próprios femininos.

Quando a frase é facultativa?

A "Crase" é facultativa diante dos nomes próprios de pessoas, antes de possessivos e depois da preposição até que antecede substantivos femininos, desde que o termo antecedente reja preposição a: Ofereci um presente a (à) Carolina. O porteiro entregou os papéis a (à) minha secretária. Irei a (à) vila.

O que é um acento facultativo?

O Novo Acordo Ortográfico, em vigor desde 2009, faculta o emprego do acento circunflexo na palavra “forma” quando pronunciada com “o” fechado, mas não o torna obrigatório. No registro oficial do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra é grafada sem acento nenhum.

Pode haver crase antes de pronome possessivo?

* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. ... Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.

Estou à disposição ou estarei à disposição?

Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase: Fico à disposição para qualquer esclarecimento. Estou à disposição para mais informações.