– Intensificação da ciclagem de nutrientes; – Aumento do bem-estar animal, em decorrência do maior conforto térmico; – Diminuição da ocorrência doenças e plantas daninhas; – Redução do uso de agroquímicos para controle de insetos-pragas, doenças e plantas daninhas.
A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Trata-se da utilização de diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área.
Vantagens da ILPF
ILPF é a sigla de integração-lavoura-pecuária-floresta. Trata-se de uma estratégia de produção agropecuária que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área.
Fatores como a falta de mão de obra capacitada para a lavoura e pecuária, necessidade de elevado investimento inicial, dificuldade de acesso a crédito, problemas estruturais de logística e obstáculos ligados ao mercado estão entre as principais dificuldades relatadas por produtores rurais e profissionais ligados às ...
No Brasil, uma das soluções é o plantio direto, a integração lavoura-pecuária (ILP) e mais recentemente o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). A ILPF tem o objetivo de integrar sistemas produtivos, o que pode ser vantajoso para o meio ambiente e para o produtor.
Para adotar qualquer configuração de sistema ILPF é preciso um estudo prévio, avaliar a aptidão do produtor, maquinário disponível, características da propriedade, disponibilidade de mão-de-obra, mercado local, logística, disponibilidade de crédito, entre outros fatores.
Não. O conceito de ILPF adotado pela Embrapa, por exemplo, engloba modalidades sem árvores (integração lavoura-pecuária) e com árvores.
No sistema de Integração Lavoura Pecuária a forrageira pode ser semeada em consórcio com a cultura de grãos de duas formas: a lanço e em linha. Quando semeada em linha, o capim pode ser colocado na caixa do adubo de plantio e semeado na mesma linha da cultura.
As vantagens de utilizar a Integração Lavoura-Pecuária são: diversificação de atividades dentro da propriedade; melhor equilíbrio de fluxo de caixa; redução do custo de reforma de pastagens; formação de palhada de qualidade para plantio direto; quebra do ciclo de pragas da lavoura; redução de plantas invasoras; ...
A agricultura e a pecuária são atividades de extrema importância para a economia mundial. ... A agricultura corresponde ao cultivo de espécies vegetais, e a pecuária, à criação de animais.
A pecuária é desenvolvida em áreas rurais e consiste na criação de animais com o objetivo de comercializá-los. ... Fundamentalmente, a atividade em foco é ligada à criação de gado (bovinos), embora seja considerada também a produção de suínos, aves, equinos, ovinos, bufalinos.
A atividade pecuária é responsável pela criação de animais para a produção de alimentos, como carne e leite, ou para atender alguns tipos de indústrias, na fabricação de produtos alimentícios, cosméticos, calçados, etc. A prática do extrativismo retira da natureza produtos vegetais, animais e minerais.
De acordo com a finalidade do produto a ser comercializado, há dois tipos de pecuária:
Pecuária Extensiva
A criação de gado bovino no Brasil concentra-se, atualmente, em grandes propriedades, geralmente com mais de mil hectares, mas pauta-se preferencialmente na produção de carne, haja vista que esse produto é o mais valorizado e o mais voltado para a exportação.
as características da pecuária brasileira são: áreas limitadas,rebanhos escassos,alto rendimento,aplicação de métodos específicos,destinada a produção de leite,proximidades de grandes centros urbanos.
O Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina e por isso, a pecuária tem grande relevância na economia do país e é um dos grandes pilares econômicos do Brasil empregando mais de um milhão emeio de pessoas e oferece carne de excelente qualidade.