Depois de reconhecer o psicopatas/sociopatas, aprender sobre as manobras deles, você será capaz de:
Para lidar com um sociopata, pense igual a ele.
A melhor maneira de neutralizar um narcisista é não ter medo dele. Esse tipo de pessoa baseia seu poder nas inseguranças e nos medos dos outros. É alguém muito atento aos pontos fracos dos outros para atacar exatamente onde machuca.
Pessoas altamente narcisistas odeiam ver os outros felizes. É porque eles mesmos são incapazes de sentir felicidade genuína. Eles usarão muitas ilusões e justificativas para explicar por que sua felicidade é, em muitas palavras, um ato de agressão contra eles.
O que confunde uma narcisista é a vítima conseguir se reestruturar com certa facilidade após a fatídica passagem deles. Não devemos permitir que um ser que só pensa no próprio ego tenha acesso às nossas emoções, acesso à nossa vida e muito menos acesso ao que planejamos do futuro.
Narcisistas são atraentes, charmosos e não poupam elogios. ... Só um detalhe: o narcisista nunca vai te descartar definitivamente. Você estará na lista de backups, e não se assuste se, exatamente quando você estiver melhorando, a pessoa abusiva aparecer do nada, e te levando novamente ao sofrimento.
A terapeuta explica que é mais comum uma pessoa com personalidade narcisista trair o companheiro do que outros indivíduos. E nesses casos, muitos narcisistas afirmam, direta ou indiretamente, que a culpa da traição é do parceiro (“Eu tive um caso por tua culpa. Porque deixaste de me dar atenção”).
Eles sempre vão tentar voltar. Os motivos são vários: te usar para fazer ciúmes em alguma outras mulher, tentar se beneficiar do seu tempo e dinheiro. Narcisistas amam roubar o tempo dos outros. Outro detalhe é que ela havia trocado de número, mas ele conseguiu descobrir e ligar para ela.
O narcisismo geralmente faz com que a pessoa seja incapaz de se identificar com os sentimentos e necessidades alheios. Isso faz com que sejam pessoas incapazes de amar, não têm remorso e nenhum tipo de culpa nem arrependimento por suas atitudes negativas.
Algumas características são marcantes no narcisista: egoísmo, egocentrismo, presunção, individualismo, ausência de empatia, menosprezo aos outros. Esse conjunto faz com que ele se comporte, na maioria das vezes, de forma abusiva e arbitrária, sobretudo nos seus relacionamentos íntimos.
O manual da instituição lista diversas características para descrever o transtorno da personalidade narcisista, entre eles a incapacidade de reconhecer ou se identificar com os sentimentos e necessidades dos outros, grandiosidade, a noção de que tem direito a tudo e as tentativas excessivas de chamar a atenção.