Carreira em Medicina Veterinária: 8 passos para o sucesso
A proctologia ou coloproctologia é a área da medicina que trata doenças do intestino grosso, reto e ânus.
Quando procurar um proctologista?
Em uma primeira consulta com o proctologista o médico fará algumas perguntas sobre os sintomas atuais, hábitos dietéticos, funcionamento intestinal e histórico de doenças prévias, cirurgias, alergias e doenças intestinais na família.
O médico irá realizar uma análise do paciente para obter o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Durante a consulta serão feitas perguntas sobre o início dos sintomas, se existem casos na família, etc. Após obter as informações necessárias do paciente, poderá ser necessário a realização do exame físico.
Através dos exames, é possível definir o diagnóstico e a conduta mais assertiva para o tratamento, seja clínico ou cirúrgico. Entre os principais exames realizados na especialidade estão: exame físico no períneo (toque retal); colonoscopia; ultrassonografia e endoscopia digestiva baixa; retossigmoidoscopia e anuscopia.
Primeiro é feita uma inspeção do ânus, para verificar a presença de doenças como hemorróidas externas, fissuras anais, fístulas e doenças dermatológicas que causam prurido (coceira) anal. Em seguida, calçamos uma luva, lubrificamos o dedo com uma substancia tipo gel, e fazemos o toque retal.
O diagnóstico da hemorroida interna deve ser feito pelo gastroenterologista ou pelo proctologista por meio do exame proctológico, em que o médico irá avaliar a região anal com o objetivo de identificar qualquer alteração que seja indicativo de hemorroida interna.
Sangue vermelho vivo no papel higiênico, nas fezes ou no vaso sanitário; Dor ao evacuar; Um ou mais nódulos endurecidos sensíveis próximos ao ânus; Inchaço ao redor do ânus.
A dor não é o único sintoma das hemorroidas, quadro este que se origina do inchaço e inflamação das veias do reto e do ânus. O paciente também pode sofrer com sangramento, por exemplo. Todo o desconforto e inconvenientes que surgem com as hemorroidas costumam aparecer, principalmente, por conta do esforço para evacuar.
Depende da intensidade . Varia de 5 a 30 dias . Normalmente dentro de 1 semana, podendo variar para mais ou menos. A melhora é progressiva, e existem medidas para aliviar os sintomas.
O tratamento para hemorroidas pode ser feito com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo proctologista para aliviar a dor e o desconforto, como Paracetamol ou Ibuprofeno, pomadas como Proctyl ou Ultraproct, ou cirurgia, nos casos mais graves, em que a hemorroida fica "presa" no ânus, por exemplo.
Desta forma, 7 dicas caseiras para lidar com as hemorroidas e ajudar a aliviar os sintomas incluem: