A etnomatemática é uma abordagem histórico-cultural da disciplina. A Matemática deve ser compreendida não apenas como uma constituição social mas também como uma construção histórica e política. ... Os povos com suas diferentes culturas, têm múltiplas maneiras de trabalhar com o conceito matemático.
A Etnomatemática é a área de investigação que estuda as multifacetadas relações e interconexões entre ideias matemáticas e outros elementos e constituintes culturais, como a língua, a arte, o artesanato, a construção e a educação.
Outra forma de desenvolver a prática pedagógica à luz da Etnomatemática é solicitar que os estudantes visitem outros grupos culturais e pesquisem saberes e fazeres que possam ser reconhecidos como matemáticos, trazendo-os para discussão em sala de aula.
Nestas leituras é possível perceber que a Etnomatemática busca resgatar o valor da cultura nos processos educativos. Sua especificidade consiste em destacar as diversas formas do ser humano construir seu conhecimento, sistematizá-lo e preservá-lo às outras gerações.
A proposta de Euclides Roxo era implantar gradativamente tais mudanças, ou seja, em 1929 seria alterado apenas o primeiro ano do curso; em 1930 o segundo e assim sucessivamente. mesmo bandeira de luta nas tentativas de renovação do ensino-aprendizagem da Matemática” (CARVALHO, 2003).