O gênero “Lista de Compras” é elaborado com a finalidade de registrar itens necessários às compras, auxiliando-nos a tornar mais prática nossa vida.
e) Com o objetivo de reforçar um pouco mais os conhecimentos dos alunos, o professor discute algumas características do gênero textual lista, destacando que é um texto em que se relacionam pessoas ou coisas, obedecendo-se a uma sequência alfabética, numérica, cronológica e que tem como função, além de organizar as ...
São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica. ...
Características do texto injuntivo: Tem mais depois da publicidade ;) → Utiliza uma linguagem simples e objetiva; → Permite a liberdade de ação do leitor; → Emprega verbos no infinitivo, imperativo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito.
Os textos instrucionais fazem parte do grupo de textos classificado no gênero textual chamado informativo. Esses textos têm como objetivo instruir uma pessoa quanto à execução de uma tarefa, detalhando passo a passo o que e como ela deve fazer para obter o resultado esperado.
O texto dialogal é baseado na construção de um diálogo e, portanto, necessita de, no mínimo, dois interlocutores, criando uma espécie de texto “cogerido”, construído à base da integração de turnos entre esses interlocutores.
Pois bem, tal modalidade está relacionada à grande diversidade de gêneros textuais com os quais compartilhamos cotidianamente, os chamados textos instrucionais. Quanto à finalidade presente no discurso, eles têm por objetivo instruir o leitor acerca de um determinado procedimento.
De acordo com seu objetivo central, os textos expositivos são classificados em dois tipos:
utilizar uma linguagem clara e objetiva;
Deve expor com clareza e precisão as razões que levam à defesa de uma opinião sobre o tema. Convém, na construção do texto, ser concreto e objetivo, evitando pormenores desnecessários; fazer raciocínios corretos e claros, incidindo no que é importante; evitar argumentos pouco explícitos.
expositivo-argumentativo: apresenta o conceito de algum tema e utiliza os argumentos para defender a ideia; expositivo-informativo: apenas apresenta algo, recorrendo a uma linguagem mais neutra.
Como você pode perceber, enquanto no texto expositivo você irá apresentar um conceito (sem necessariamente defendê-lo), no texto argumentativo você deverá defender a sua ideia com base em argumentos. Essa é a principal diferença entre texto expositivo e argumentativo.
As citações em um texto expositivo/argumentativo servem para legitimar a fala do autor. Isso ocorre devido à força que a citação tem: se a frase citada pertencer a alguém com gabarito na área específica da argumentação, esta argumentação ganha legitimidade.