Se você está com sede, já está desidratado. Mas a falta de sede não significa necessariamente que você está bem hidratado....6 sinais de que seu corpo está desidratado
A desidratação é uma circunstância que resulte quando o corpo perde mais água do que ele recolha. Este desequilíbrio interrompe os níveis usuais de sais e os açúcares actuais no sangue, que pode interferir com a maneira o corpo funcionam.
A desidratação é a deficiência de água no corpo.
A pessoa desidratada perceberá redução na quantidade de saliva. Além disso o sangue fica “grosso”, de modo que a língua se apresenta com cor vermelha quase preta e a superfície fica irregular.
É possível tratar a desidratação leve a moderada das seguintes maneiras:
ressecamento, pois há maior evaporação de água do corpo. O envelhecimento também provoca a desidratação da pele. Quanto mais velho for o indivíduo, menor será a quantidade de água em seu corpo. Por isso é comum que pessoas idosas apre- sentem pele mais seca e com dificuldade de hidratação.
De acordo com a médica, a pele desidratada é uma condição temporária, enquanto a seca é um tipo de pele. “Pacientes com histórico pessoal ou familiar de alergias, como dermatite atópica, asma, bronquite e rinite, tem uma tendência a ter a pele mais seca.
O ambiente – baixas temperaturas no inverno, altas temperaturas no verão, o vento, os raios ultravioletas do sol e os ambientes fechados com aquecimento ou ar-condicionado central estimulam a evaporação da água, causando a pele desidratada.
Alguns cuidados que são importantes para ajudar a melhorar a pele seca e que devem ser feitos diariamente são:
Para recuperar sua pele, comece pelo banho. Não entre na água quente, prefira fria (quando possível, claro) ou morna. Dê preferência a sabonetes neutros e corra de esponjas ásperas ou de esfoliantes agressivos se sua pele já está ressecada ou com descamação. Após o banho, aposte na hidratação da pele.
Os 7 Melhores Hidratantes para a pele seca em 2018
Quando a pele de determinada área do corpo está descamando, é muito importante redobrar os cuidados de higiene e hidratação locais pois há uma maior vulnerabilidade, um risco maior de complicações. Puxar a pele descamando aumenta ainda mais esse risco, pois a região em questão fica completamente exposta.
Hidrate-se com água, cremes e vitaminas! Por isso, beba muita água! Também são bem-vindos cremes hidratantes com substâncias calmantes e que ajudem no processo de renovação da pele. Entre os ativos mais indicados estão aloe vera, calamina, vitamina A e E. Aplique sempre que a sensação de ressecamento voltar.
O que fazer quando a pele do rosto está descascando?
O que fazer: é indicado beber a quantidade de água diária recomendada, evitar tomar banhos com água muito quente, usar sabonete neutro ou glicerado e hidratar a pele com cremes adequados ao tipo de pele.
"É uma hora em que a pele precisa restaurar a hidratação. Cerca de 21 dias é o tempo de renovação da pele mas, claro, varia de pessoa para pessoa, da idade e do grau da exposição solar", explica a dermatologista Mariana Marteleto.
“Pode ser causada por desidratação da pele, uso inadequado de sabonetes, o hábito de tomar banho muito quente e até mesmo doença crônica de pele”, destaca a especialista, lembrando que somente um dermatologista pode determinar de maneira segura o que provoca a descamação.
As descamações típicas causadas pela desidratação desaparecem um dia ou dois após o uso do hidratante, mas se você estiver lidando com um problema diferente, remédios caseiros podem irritar ainda mais a pele. “Condições crônicas da pele, como eczema e psoríase, podem descascar a pele.
Então o rosto e certas partes do corpo costumam descamar, formar lesões, manchas vermelhas e que ardem. Tudo isso acontece em função das temperaturas baixas, ventos frios e climas secos que favorecem mais ainda a perda da umidade cutânea natural.