Em alguns aspectos, a hipertrofia do ventrículo esquerdo em hipertensos parece ser um paradoxo. Ela atenua o efeito da sobrecarga de pressão que a hipertensão promove sobre a parede do ventrículo esquerdo e aumenta a função contrátil global do coração.
A hipertrofia cardíaca constitui-se num dos principais mecanismos de adaptação do coração em face de uma sobrecarga de trabalho, de pressão ou de volume, imposta em determinadas condições, ocasionando um aumento da massa do miocárdio.
Assim, existem dois tipos de hipertrofia cardíaca, a concêntrica e a excêntrica. Uma hipertrofia cardíaca concêntrica é a consequência de uma sobrecarga ventricular em pressão.
A hipertrofia miocárdica é um mecanismo adaptativo em resposta ao excesso de pós-carga imposto ao coração pela hipertensão arterial sistêmica.
Hipertrofia ventricular Esquerda (HVE), é uma condição em que ocorre hipertrofia do músculo cardíaco. Na maioria dos casos ocorre por Hipertensão Arterial não controla adequadamente ao longo de anos. Também pode ocorrer por Estenose de Válvula Aórtica e Miocardiopatia Hipertrófica de etiologia genética.
A hipertrofia é o "engrossamento" do miocárdio, o músculo do coração. Geralmente é causado por alguma doença que está sobrecarregando o coração, desde hipertensão arterial até problemas valvares.
Hipertrofia é o aumento da massa muscular. Assim como um atleta de academia ganha hipertrofia muscular quando faz muito levantamento de peso o nosso coração fica hipertrófico quando trabalha demais, ou seja, quando uma carga excessiva é imposta a ele como por exemplo na hipertensão ou na estenose aórtica.
Um ECG que mostre sinais de hipertrofia ventricular esquerda em pacientes hipertensos não representa, por si só, contraindicação à prática de exercícios moderados.
As modificações do músculo cardíaco com a atividade física nos exercícios isotônicos, como natação e corrida,são várias, sendo a mais significativa são o aumento no diâmetro interno do ventrículo esquerdo ( DIVE), volume total do coração e volume de ejeção, conforme McARDLE (1998), provavelmente por sobrecarga de ...
O átrio esquerdo é responsável por coletar o sangue oxigenado que volta ao coração pelas veias pulmonares. Ele passa esse volume sanguíneo ao ventrículo esquerdo, no momento em que o átrio se contrai e a valva mitral se abre.
O ÁTRIO ESQUERDO recebe o sangue proveniente dos pulmões, após a oxigenação. O sangue chega ao átrio através de quatro VEIAS PULMONARES, duas direitas e duas esquerdas. Após chegar ao átrio o sangue passa ao VENTRICULO ESQUERDO, através da VÁLVULA MITRAL.
A aurícula esquerda recebe o sangue arterial rico em oxigénio e envia-o, através da valva mitral (ou bicúspide), para o ventrículo esquerdo. O ventrículo esquerdo contrai-se ulteriormente, bombeando o sangue para fora do coração pela aorta para todas as partes do corpo.
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração.