Este Orixá conhecido por sua fúria e vingança contra malfeitores e pessoas que tratam as coisas sem o devido respeito e honestidade, é muito respeitado em todas as Nações da África ao Brasil.
Retira qualquer mal de nosso caminho ó Xangô; para que possamos seguir em frente propagando o bem; a tolerância, a igualdade, o perdão e a compaixão aos que merecem suas bênçãos.
São pessoas que ocultam sua individualidade sob uma máscara de austeridade. Têm muita dificuldade em se relacionar, pois são muito fechados e de pouca conversa.
Os filhos de Oxalá são pessoas do bem, responsáveis, tranquilas e calmas. São pessoas geralmente adoradas por todos, observadoras e espiritualizadas. Possuem uma presença marcante, pois carregam a autoridade e força de Oxalá.
Quando se pede a intervenção de Xangô pela justiça é preciso estar atento que antes de nos ajudar, ele irá analisar a nossa conduta. Ele verifica se temos sido justos em nossa vida com os nossos semelhantes. A balança deste orixá busca o equilíbrio, e tudo o que não está de acordo com a Justiça Divina é contado. Ele nos provém da justiça que buscamos de acordo com a nossa necessidade e merecimento.
Em um certo momento em que Xangô estava distraído atendendo seus súditos, sua filha brincava alegremente. Ela subiu em um pé de obi, e foi aí que as Iyámis Ajé atacaram e derrubaram a Adubaiyani, a filha que Xangô mais adorava.
Como profissional, os filhos de Xangô mostrarão sempre sua marca forte de liderança e comando, tornando-se assim bons funcionários e bons chefes, sempre buscando promoções e melhorias em sua carreira.
Abra para mim os caminhos da felicidade, os caminhos financeiros, os caminhos profissionais, com as suas 7 chaves de ferro e me dê a graça de poder viver sem os obstáculos.
Os filhos de Xangô têm suas próprias leis e não aceitam ideias opostas às suas. Eles têm teimosia e impulsividade como fortes características em suas personalidades. Geralmente, são pessoas muito autoconfiantes e enérgicos.Voluntariosos, possuem uma alta estima elevada e têm certeza que suas opiniões são essenciais para qualquer discussão.
Pertence a Xapanã todas as doenças materiais e espirituais, principalmente as doenças de pele, como varíola e a lepra, com estas normalmente castiga quem merece, também é dono da feitiçaria e ele responde pelo processo de desencarne terrestre.
Xangô é o orixá da Justiça. Ele rege tanto a justiça divina quanto a justiça dos homens, de forma imparcial, sem escolher lados. Conheça mais sobre este poderoso orixá da Umbanda. Conheça mais características sobre Xangô, o Orixá da Justiça na Umbanda.
Rogamos-vos também, Glorioso São Jerônimo, que use de vossa influência caridosa junto às mentes daqueles que por ambição, ignorância ou maldade, praticam o mal contra o próximo, empregando as forças elementais e astrais inferiores na prática do mal.
O orixá Xangô comanda os raios, trovões, grandes cargas elétricas e o fogo. Comemorado nos dias 24 e 29 de junho e 30 de setembro, “Dias de São João Batista e de São Pedro e São Jerônimo”, respectivamente.
Os filhos do orixá Xangô são dotados de grande capacidade de liderança, costumam ter um aguçado senso de justiça e também grande senso estético, e são ativos sexualmente.
Carrega consigo um apetrecho confeccionado com nervura da folha do dendezeiro, ornado com búzios, palha da costa, fio de conta e cabaça e seu nome é Xaxará, com sua vassoura limpa as energias negativas levando todo o mal.
Leia também: O significado mágico das pedras para a umbanda
O significado seria entendido mais tarde como a pedra (base) sobre a qual a Igreja seria construída. Xangô, o Orixá africano da justiça, assim como Simão, tem como símbolo a pedreira.
A partir de uma mistura de culturas africanas com muita influência indígena, além de crenças ligadas ao Espiritismo de Alan Kardec, que foram assimiladas ao culto original dos orixás, surgiu a Umbanda.
Os filhos de Oxum amam espelhos (a figura de Oxum carrega um espelho na mão), jóias, ouro e se mostram sempre bem vestidos e preocupados com a sua aparência. Tratam as pessoas com um carinho maternal e são muito sentimentais e românticos. O ambiente preferido dos filhos de Oxum é a sua própria casa.
Os filhos de Iansã têm uma personalidade indomável, são diretos naquilo que dizem aos outros e exageram nas coisas que são importantes. Também são competitivos, é difícil de lidar com eles e são bastante intensos nas suas paixões.
A sincretização dos orixás com os santos católicos foi uma das primeiras formas de resistência dos negros escravizados, que assim; puderam cultuar seus orixás, ocultando-os sob o véu de legalidade da Igreja Católica.