Calculo: IE (índice esclerométrico médio) Desprezar todo índice individual que esteja afastado em mais de 10% do valor médio obtido. Ao desprezar valores, calcular a média novamente com os valores restantes. O índice deve ser obtido com no mínimo cinco valores individuais, caso contrário, a área deve ser abandonada.
As principais propriedades mecânicas do concreto são: resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade.
Propriedades no estado fresco No espaço de tempo que o concreto permanece plástico, as características de maior importância são: consistência, coesão e homogeneidade. A combinação dessas três características é denominada trabalhabilidade.
A trabalhabilidade do concreto é a propriedade no estado fresco que determina a facilidade e a homogeneidade com que ele pode ser misturado, lançado, adensado e acabado.
A resistência à compressão do concreto é conhecida como Fck — uma sigla que em inglês significa Feature Compression Know (em português significa resistência característica do concreto à compressão). Ela é medida em megapascal (MPa), e cada 1 mpa corresponde a uma resistência aproximada de 10 kgf/cm².
Concreto FCK 25 É o concreto mais utilizado em meio urbano, sendo recomendado desde casas pequenas às grandes construções. Resiste a moderada agressividade do meio.
É comum o traço ser representado da seguinte forma, 1:2:3, ou seja, uma parte de cimento, duas de areia e três de brita.
Por exemplo, um traço de 1:2:3 precisa respeitar a seguinte ordem: 1 parte de cimento, 2 partes de areia e 3 partes de brita. Por Que é Importante Obedecer à Proporção?
Grosso modo, o traço de concreto pode ser definido como uma receita a ser seguida....Dosagem correta da água no traço de concreto.
A quantidade de cimento, areia, brita e água necessária para produzir 1 m³ de concreto. Por exemplo: Para 1 m³ de concreto, se o traço é 4,8:0,6:0,6, Isso significa 4,8 sacos de cimento, 0,6 metros cúbicos de areia e 0,6 metros cúbicos de brita.
Para cimento ou concreto, o cálculo depende da mistura a ser utilizada. Uma média de referência é uma medida de cimento para três de areia peneirada. Ou seja, se em um metro quadrado utilizamos 30 litros de areia (número hipotético), usa-se 10 litros de cimento por metro quadrado.
O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.
Para expressar o traço para um saco de cimento, basta multiplicar a proporção por 50 kg, que é o peso de um saco de cimento.
Para determinação do volume de materiais necessários para o mesmo concreto, fixando-se o número de sacos de cimento (50kg) a ser utilizado, por betonada, basta partir do traço teórico, e multiplicar o peso de cimento a ser utilizado por cada um dos elementos do traço.