A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
A crase não deve ser empregada junto a algumas preposições. ... Por isso, com relação à preposição "a" torna-se obrigatório o emprego da crase, já que haverá a fusão entre a preposição "a" e o artigo "a" (ou a simples possibilidade de emprego desse artigo).
Vamos à sua estrutura padrão para ficar tudo mais fácil: Assim, quando um verbo ou um nome exigir a preposição “a” e o substantivo posterior admitir artigo “a”, haverá crase. Além disso, se houver a preposição “a” seguida dos pronomes “aquele”, “aquela”, “aquilo”, “a” (=aquela) e “a qual”; ocorrerá crase.
Como regra, não se usa o acento indicativo de crase diante dos nomes de cidades, porque eles repelem o artigo definido, como se pode observar: Salvador é uma festa. Venho de Florianópolis. Ele mora em Curitiba. ... Bem-vindos a Salvador.
A crase não deve ser empregada junto a nomes próprios. Quando houver um termo regente da preposição "a" antecedendo um nome próprio do tipo apontado acima o acento grave indicativo do fenômeno da crase não é admitido, exceto se houver alguma relação de proximidade como o mesmo. ...
Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.
Se, ao voltar, volto de, crase pra quê? Sem artigo, nada de crase: Vou a Brasília.
Nota: Em à, com acento grave indicativo de crase, houve a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Em ao ocorre a contração da preposição a com o artigo definido masculino o (a + o = ao).
A expressão frente a frente, que significa “cara a cara”, “face a face”, “um diante do outro”, deve ser escrita sem hífen e sem crase. ... E o a não tem o acento grave, pois não se usa crase em expressões com palavras repetidas.
A crase ocorre toda vez que há a fusão da preposição “a” com o artigo “a”. Sendo assim, a crase só aparece diante de palavras femininas. Uma dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase “fui à missa”, por exemplo.
Assim, antes de nomes de cidades, não há artigo; nessa situação, portanto, não ocorre crase: "Ir a São Paulo", "ir a Campinas", "ir a Fortaleza", "ir a Cuiabá", "ir a Paris", "ir a Nova York", "ir a Roma" etc. ...
A expressão à noite indica tempo, exercendo, portanto, a função sintática de adjunto adverbial de tempo. Todo adjunto adverbial de tempo, de modo e de lugar feminino recebe o acento indicador de crase.
“Cristina precisa ir à aula”. A preposição “a” é exigida pelo verbo “ir”, pois o verbo indica movimento em direção a algum lugar. Regra geral: Sempre haverá crase da preposição mais artigo se o termo regente exigir a preposição a e se o termo regido aceitar o artigo feminino a (as).
Salas de aula - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Gostaria de saber qual é o plural de sala de aula. Não pode ser outro senão «salas de aula», porque de aula limita salas.
class, lesson, lecture n. class n. aula sf.
Significado de Aula substantivo feminino Lição que, ministrada ou transmitida aos alunos por um professor, faz parte de um programa de ensino: aula de matemática. ... Classe; turma ou reunião de alunos que se reúnem para aprender; local onde algo é ensinado: hoje não tenho aula; sala de aula.
Recomenda-se videoaula, à semelhança de casos como videoamador e videoarte, que se já se aglutinavam na escrita antes da aplicação do Acordo Ortográfico (cf. Dicionário Houaiss, 2001) e continuam a escrever-se assim atualmente (cf.
O que significa a gíria: Aulas é quando algo é muito bom ou alguém diz alguma coisa certeira, uma boa sacada".
Revoada: “Festa, loucura, uma parada maluca que geral gosta. Tudo isso resume revoada”. Aulas meus sócios: “Expressão de elogio, em qualquer sentido de uma parada afirmativa.”
Aulas, cria! Ricardo, amigo do brother, ajudou a traduzir: "Significa 'mandou bem'. Como se a pessoa tivesse dado aula sobre tal assunto. Por isso, ele usa 'Aulas'.
1. Lansar a braba. Expressão que significa falar sério, jogar o papo.
Significado de Cria substantivo feminino Animal recém-nascido em período de criação. [Brasil] Pessoa pobre criada por quem não é da família; agregado.
Esta é uma gíria do Rio de Janeiro, usada quando se quer confirmar ou concordar com algo. Confirmação: Você vai àquela festa? ainda.
1 V fogo , acepção 1. 2 por ext Claridade intensa; brilho, clarão. 3 por ext Fonte de luz artificial; candeeiro, candeia, círio, tocha, vela.