Actualmente, a castração realiza-se cirurgicamente, sem anestesia e durante a primeira semana de vida do animal. Este procedimento implica a sujeição e imobilização do leitão, a incisão do escroto com um bisturí, a exposição do testículo e o seccionamento ou arrancamento do cordão espermático (Figura 1).
Para evitar o excesso destes compostos na carne, os produtores utilizam a castração física, realizada, muitas vezes, sem anestesia. O procedimento gera sofrimento, além de ser prejudicial à qualidade da carne devido ao estresse provocado.
As proporções que devem ser fornecidas para alimentação rica em vitaminas, para engorda, deve ser, 75% milho moído, 21% farelo de soja, 4% de núcleo vitamínico mineral. É importante deixar o produto final bem misturado, para que qualquer parte da ração que está no cocho do porco, esteja rica em milho, soja e núcleo.
Ração pré-inicial 2:É fornecida a partir dos 35 dias de vida até os 49 dias quando os leitões são desmamados com 21 dias. Normalmente utiliza-se 10% de soro de leite e 1 a 3% de óleo bruto de soja ou soja extrusada....
A melhor alimentação de suínos por fase produtiva
Vale ressaltar que na fase de aleitamento, o leite consiste de uma dieta equilibrada de elevada digestibilidade. Em contrapartida, após o desmame precoce, o leitão é submetido a ingerir ração, que é uma dieta seca, com baixo teor de gordura, com menos lactose e rica em outros carboidratos.
O leitão mama a cada 60 minutos, cada mamada dura 25 segundos, onde o leitão ingere 20 a 60 g de leite, dessa maneira deve alimentar o leitão cerca de 22 vezes por dia. Como substituto do leite da porca, pode-se utilizar leite de vaca, de ovelha ou de cabra, como mostra a tabela 3.
Segure o animal gentilmente e com cuidado, reassegurando com calor, em um ambiente a 32 graus celsius. O leitão pode se sentir amedrontado e perdido. Segure a mamadeira delicadamente, contento leite de cabra, e dê ao porco 15 ml ou 2 a 3 colheres de sopa.
Quais são os cuidados necessários para criação de leitões?
Pesquisas anteriores, desenvolvidas na década de 1980 e que embasaram a legislação ambiental em vigor, indicavam que cada suíno gastava em torno de 16 litros de água por dia. O estudo liderado pela Embrapa chegou à conclusão de que o consumo médio atual é de 8,5 litros.
Para evitar que ocorra o esmagamento de leitões pelas mães, deve-se usar principalmente celas parideiras com barras de proteção. O dispositivo impede que a porca se deite em cima dos filhotes, pois protegidos pela barra, eles conseguem fugir.
Para a desinfecção do umbigo, usa-se um frasco de boca larga com tintura de iodo (5% a 7%) ou iodo glicerinado. Mergulha-se o umbigo na solução pressionando o frasco contra o abdômen do leitão e fazendo um movimento de 180 graus para que o desinfetante atinja a base do umbigo.
Nos suínos com prolapso, realizou-se a reposição da porção prolapsada, sendo que nesta não havia feridas. Para efetuar a reposição, primeiramente realizou-se cuidadosa massagem, na qual a porção caudal do animal foi mantida levantada.
O recomendado é fornecer às matrizes em lactação ração equivalente a 1% do seu peso vivo, além de ½ kg a mais para cada leitão amamentado. Dessa forma, a fêmea em lactação não perde peso em excesso, além de o retorno do cio vir mais rápido.
Podes optar por uma ração para cavalos, que se adaptam bastante bem às necessidades nutricionais dos porcos, já que são baixas em gorduras e ricas em fibra.
Ração para porcos para os primeiros dias do porco
Os suínos industrializados são alimentados basicamente com milho, farelo de soja e farelo de trigo, além dos suplementos vitamínicos e minerais. ... Ele acrescenta ainda que os suplementos são responsáveis por apenas 4 % da inclusão na ração e nos outros 96% são utilizados milho e farelo de soja.
A cevada contém muito betaglucano e é rica em fibras. Sem casca, é uma boa opção para alimentar os suínos. No entanto, seu valor nutritivo é menor que o do milho.
As galinhas podem dar não apenas grãos, mas também cevada germinada. No segundo caso, o grão fica mais saturado com vitaminas e nutrientes. E as galinhas comem mudas de cevada com grande desejo.