Geralmente a sinapse ocorre entre o axônio de um neurônio e o dendrito do neurônio seguinte, mas também pode ocorrer do axônio diretamente para o corpo celular, ou entre do axônio do neurônio para uma célula muscular. Os impulsos nervosos são sinais elétricos que afetam os íons da membrana do neurônio.
Basicamente, um neurônio pós-sináptico adiciona, ou integra, todas as entradas excitatórias e inibitórias que ele recebe e "decide" se dispara um potencial de ação. A integração de potenciais pós-sinápticos que ocorrem em locais diferentes — mas ao mesmo tempo — é conhecida como somatório espacial.
Uma junção neuromuscular (ou junção mioneural) é a junção entre a parte terminal de um axónio motor com uma placa motora (ou sinapse neuromuscular), que é a região da membrana plasmática de uma fibra muscular (o sarcolema) onde se dá o encontro entre o nervo e o músculo permitindo desencadear a contração muscular.
A combinação do sistema nervoso e os músculos, trabalhando em conjunto para permitir o movimento, é conhecido como o sistema neuromuscular e que é de suma importância para a execução correta de exercícios, tanto aeróbico e musculação.
A junção entre a ramificação terminal neural e a fibra muscular é chamada de placa motora. Todas as fibras musculares inervadas por uma só fibra nervosa motora formam a chamada “unidade motora” (UM). ... Embora essa lei da fisiologia seja verdadeira para cada fibra muscular e UM, ela não se aplica ao músculo como um todo.