Na Umbanda, os Erês são da linha de Oxumaré (orixá que representa a cobra arco-íris e é o caminho da felicidade). São vários os nomes dos Erês, como por exemplo, Joãozinho, Aninha, Mariazinha, Zezinho. Quando demonstram alguma relação com um orixá em especial, seu nome leva um complemento.
Qual a diferença ? Para começarmos, exu é vitalização, erê é renovação. Logo, para vitalizar é preciso renovar e para renovar, fundamental é que vitalizemos a novidade. Vitalizar significa dar vida, dar ânimo, o que acaba provocando uma renovação.
Os Exus Mirins são espíritos que atuam na linha da esquerda da Umbanda. Popularmente chamados de "crianças da esquerda", essa ideia não é completamente correta, porque nem todos se apresentam com forma de crianças.
Característica do Exu Mirim Com isso, ele coloca a vida do consulente ou do seu médium em ordem e equilíbrio e lhe dá força para evoluir em seu caminho. Exu Mirim tem grande função de desenrolar a nossa vida, levando todas as nossas complicações pessoais e “enrolações” para bem longe.
O dono do armazém saiu atrás dele com uma faca. Saiu correndo e subiu numa árvore. Quando ele chegou num galho alto, o galho quebrou e ele morreu, Onde tem pomba-gira, este exu mirim “Trabalha” com qualquer pomba-gira.
Solicito a vossa presença nesse momento ao meu lado, para que me auxilie diante as diversas dificuldades que me encontro. Peço que anule todas as magias negativas e ações malignas de espíritos trevosos e demoníacos que estejam me atingindo. Peço que liberte das trevas todos os meus protetores.
Exú Mirim e Pombagira Mirim são poderosas entidades da linha da esquerda na Umbanda; sendo grandes aliados para limpezas, neutralização de energias negativas e abertura de caminhos; principalmente naquelas situações em que a pessoa não vê saída para seu problema.
Exu é representado pela liberdade, força e, principalmente, pelo trabalho. Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho.
A Pomba-gira é uma manifestação mediúnica, como já citamos, e nesta manifestação inúmeras ações lhe são características. Entre elas estão o girar, o gargalhar, o balançar a saia, entre outros.
Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de obras boas. No catimbó, é considerado um "mestre juremeiro". Já na Umbanda, Zé Pelintra é um guia pertencente à linha do Povo da Malandragem.
Malandros são uma linha de trabalho de entidades de Umbanda, cujo maior representante é Zé Pelintra. Tem raízes no estado de Pernambuco. Segundo relatos, teria suas origens na cidade pernambucana de Exu.
A origem do malandro está, na realidade, ligada à abolição da escravatura. Alguns historiadores afirmam que a malandragem seria uma expressão de desobediência da população recém-liberta e seu desejo de não continuar submetendo a própria força de trabalho ao aviltamento.
O termo catimbozeiro é usado para designar os adeptos do catimbó, embora, ofensivamente, também possa referir-se a qualquer praticante de magia negra, Candomblé ou Quimbanda. ... Ademais, diversos credos distintos fazem uso dos efeitos enteógenos da Jurema, embora nenhum deles possa, de fato, ser considerados Catimbó.