Caso precise esfregar a vidraria, utilize uma escova própria para vidro, com água quente e sabão, enxaguando abundantemente em água corrente; Para limpar buretas de laboratório, é preciso utilizar sabão e água quente, enxaguando a vidraria em água corrente e repetindo o processo de três a quatro vezes.
Béquer: copo para medidas que serve também para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Erlenmeyer: êta nome difícil!
Uma argola metálica é uma peça de forma anelar, com um braço para fixação a um suporte universal, utilizada no laboratório como suporte de funis e de ampolas de decantação.
Um triângulo de porcelana é um utensílio destinado a suportar cadinhos em aquecimento e consiste numa estrutura metálica triangular revestida por material cerâmico (tubos de sílica ou de porcelana). Este triângulo de porcelana é assente num tripé ou noutro utensílio de sustentação equivalente.
Também chamada de cápsula de evaporação, é utilizada para concentrar soluções, calcinar materiais e evaporar compostos. Por ser feita de porcelana refratária, o aquecimento da substância pode ser feito com a chama de um bico de Bunsen, areia aquecida e, em alguns casos, em uma mufla.
CÁPSULA DE EVAPORAÇÃO EM PORCELANA Normalmente usada para evaporação de líquidos, em areia aquecida, chapa ou Bico de Bunsen, e em alguns casos – em múflas, no máximo a 600°C. Suportam bem choque térmico de 400 para 20°C.
Materiais e equipamentos de laboratório
Além dos materiais necessários para a condução dos experimentos, todo laboratório deve ser equipado com itens de segurança individual e coletiva. Os mais importantes são: chuveiro de emergência, extintores, lava-olhos, luz de emergência, placas de sinalização, luvas, óculos de proteção, e muitos outros.
Reunir equipamentos para laboratório e trabalhar conhecimentos químicos e biológicos é de total importância para o conhecimento dos alunos. O primeiro passo é escolher uma sala próxima ao ambiente externo, boa iluminação e fácil limpeza. Um armário adequado e com chave para guardar os reagentes químicos.
Os Laboratórios de Física, Química, Biologia e Ciências Naturais são salas especiais de experiências e pesquisas científicas, com o uso de materiais próprios e dos equipamentos existentes para o estudo das disciplinas.
Veja aqui quais são os tipos mais comuns de equipamentos de proteção coletiva em laboratórios:
EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - NÃO BASTA FORNECER É PRECISO FISCALIZAR
São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva. ... Sirenes de aviso, placas de alerta, grades de contenção, cones e fitas que limitam espaços, entre outros itens, são exemplo de EPC.