De acordo com Mário Macoto Kondo, médico ginecologista e chefe do Departamento de Obstetrícia do Hospital e Maternidade Santa Joana, a mulher grávida pode tomar o Luftal, assim como outros remédios tradicionais para os gases, sem causar danos nem à mãe e nem ao bebê.
Adultos: Tomar 2 comprimidos em jejum ou ao deitar. Crianças com mais de 6 anos: 1 comprimido em jejum ou antes de deitar. A dose máxima é de 4 comprimidos diários, para adultos e 2 para crianças. Não se deve ingerir mais lactopurga do que o indicado pelo médico: Entenda porque tomar laxante em excesso faz mal.
Administrado à noite sem perturbar o sono, LACTO PURGA atua cerca de 10 horas depois, provocando, pela manhã, uma ou duas evacuações. Quando o medicamento é ingerido pela manhã, em jejum, o seu efeito ocorre mais cedo, após 6 ou 7 horas.
Lacto Purga estimula o movimento intestinal e promove acúmulo de água dentro do intestino, facilitando a eliminação das fezes. O início da ação ocorre após 6-12 horas. Como laxante que atua no intestino grosso, Lacto Purga estimula o processo natural de evacuação na região inferior do trato gastrintestinal.
Superdosagem de Lacto-Purga O uso a longo prazo em altas doses pode causar diarreia crônica, dor abdominal, diminuição do potássio no sangue, produção excessiva do hormônio aldosterona, causando aumento da pressão arterial e cálculo renal.
Comum: cólicas abdominais, dor abdominal, diarreia, náusea. Incomum: hematoquezia (sangue nas fezes), vômitos, desconforto abdominal, desconforto anorretal (na região do ânus). Rara: colite (inflamação no intestino), incluindo colite isquêmica.