Para pagar o IPVA atrasado, basta acessar a página da internet do Detran ou da Secretária da Fazenda de seu estado e solicitar a emissão de uma nova guia. Para facilitar o acesso, tenha em mãos os dados da placa do seu carro e o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
O valor do seguro DPVAT atrasado não acumula de um ano para o outro, nem acumula multas em caso de pagamento fora do tempo. Por tanto o valor do DPVAT que você deve pagar é o mesmo que foi indicado no ano em atraso.
Os donos de veículos não serão mais obrigados a pagar o seguro junto com o IPVA de 2020, pois o DPVAT foi extinto. A partir de agora, assim como em outros países, o proprietário do veículo contrata a seguradora que desejar, pois o sistema funcionará na base do mercado, permitindo a livre escolhe e a livre concorrência.
Possíveis consequências da Taxa de Licenciamento atrasada Ainda segundo a Lei de Trânsito, não pagar o licenciamento no prazo estipulado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Quem não paga o DPVAT não consegue licenciar o veículo, fica irregular e está sujeito a multa. Em São Paulo, o valor é de R$ 293,47 e sete pontos na habilitação.