O Teste do Pezinho é um exame simples, porém de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Para a sua maior eficácia, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta que ele deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.
A punção deve ser executada numa das laterais da região plantar, onde há maior irrigação de sangue, facilitando o gotejamento para o papel-filtro. preenchimento completo da superfície do círculo. 5. Repetir o procedimento anterior nos demais círculos, de maneira sequencial.
O Teste do Pezinho Básico é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), podendo ser feito gratuitamente nos hospitais ou em qualquer unidade de saúde.
O teste consegue identificar seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. A pediatra Gisele ainda faz um alerta para a necessidade de explicar a importância do teste do pezinho durante o pré-natal.
Algumas doenças detectadas pelo teste do pezinho
Na rede pública da Secretaria da Saúde do Estado, os hospitais que garantem o teste do pezinho a todas as crianças que nascem em suas unidades ou são internadas na UTI neonatal são Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital Waldemar Alcântara, Hospital Geral César Cals, Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hospital Geral ...
Guarda-los em salas com temperatura ambiente, ou seja, sem variações de temperatura. O material fornecido para o teste do pezinho é composto por papel filtro, lancetas e ficha de lote. A ficha de coleta deve ser totalmente preenchida, com caneta esferográfica de cor preta ou azul.
O Hermes Pardini é um dos únicos laboratórios em Minas Gerais que oferecem um teste do pezinho capaz de detectar até cem doenças. Você pode realizar o exame em uma de nossas unidades ou solicitar a coleta em domicílio.
O nome científico do teste do pezinho é chamado triagem neonatal que detecta também doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que afetam o desenvolvimento da criança.