Através do microscópio binocular são feitas as contagens de eritrócitos, leucócitos (total e diferencial) e de plaquetas, usando câmara de Neubauer e lâmina corada. A centrífuga micro hematócrito fornece o valor do hematócrito, enquanto que o espectrofotômetro a leitura da hemoglobina.
b) As células observadas na preparação de sangue humano são hemácias e glóbulos brancos.
O sangue venoso é a melhor amostra para exames hematológicos.
Para descobrir qual seu tipo de sangue a pessoa precisa procurar um laboratório especifico que possua esse tipo de teste e fazer o chamado Tipagem Sanguínea.
Classificação dos tipos sanguíneos Os tipos sanguíneos servem para classificar o sangue de acordo com a presença de duas proteínas, no plasma, chamadas de aglutinogênio A ou aglutinogênio B. Sendo assim, o tecido sanguíneo foi classificado de acordo com os tipos: A, B, AB e O, conhecido como sistema ABO.
Os tipos sanguíneos são determinados pela presença de antígenos e anticorpos nas hemácias. Os antígenos podem ser do tipo A ou B enquanto os anticorpos, que estão presentes no plasma, são responsáveis por “atacar” os antígenos. Sendo assim, o sangue pode ter apenas um dos tipos, ambos ou mesmo nenhum deles.
Os grupos sanguíneos ABO são determinados por três alelos diferentes de um único gene: IA, IB e i. Esses três alelos são os responsáveis por garantir na espécie humana a presença de quatro fenótipos: sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O.
As características do sangue podem dizer muito sobre personalidade, afinidade e atividade que encaixam-se melhor em seu perfil. Pessoas do tipo B, por exemplo, tendem a valorizar a própria independência, o que propicia conflitos com superiores no trabalho, se a impulsividade não for controlada.
Tesouro perigoso. Entre todas as possíveis combinações, o sangue Rh nulo é o mais raro. Um tipo de sangue é Rh nulo quando seus glóbulos vermelhos não tem nenhum tipo de antígeno Rh.