O Museu de Arte de São Paulo (MASP) foi fundado em 1947, um projeto da arquiteta Lina Bo Bardi. ... O projeto de Bardi levou 12 anos entre o projeto e a execução, trazendo a sede para a Avenida Paulista. Atualmente, o museu é tido como um dos marcos de São Paulo, conhecido no país inteiro e ao redor do mundo.
Lina Bo Bardi
O MASP é o mais importante museu da América Latina e contém um acervo com mais de 11.
1947
Idealizado por Assis Chateaubriand (1892-1968) e Pietro Maria Bardi (1900-1999), a escolha de viabilizar um museu paulistano tinha como mote aliar crescimento e modernidade à uma imagem de cidade que se industrializava. Num primeiro momento, o museu ocupou o segundo andar do edifício dos Diários Associados.
o Masp. O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país.
741947
Surge o Primeiro Museu: a Biblioteca de Alexandria Em Alexandria, durante o século II a.C., o termo mouseion foi utilizado pela primeira vez para denominar um espaço destinado ao saber enciclopédico. Os objetos artísticos e as obras de arte eram recolhidas em templos, santuários e tumbas.
“Aí começou a ter infiltração e goteiras na pinacoteca. A viga é oca por dentro, então tinha infiltração de água da chuva pelas paredes”, relembrou Ferraz. A solução foi impermeabilizar as vigas. O arquiteto conta que foi a própria Lina Bo Bardi que propôs pintá-las de vermelho.
1991
Com uma extensão total de 74 metros entre os pilares, a obra constituiu o maior vão livre do mundo em sua época. O museu tem aproximadamente 10 mil metros quadrados.
Denominação para uma área aberta em uma laje ou piso, com vazão para os pavimentos imediatamente abaixo.
É por isso que o prédio do Masp flutua sobre colunas, com um vão livre de 70 metros de extensão e 8 metros de altura. Diz a lenda que a arquiteta Lina Bo Bardi imaginou o prédio ao passar pelo terreno vazio, onde antes havia um salão de bailes, demolido em 1957.
O vão livre pode ser descrito como a distância entre os apoios de uma laje ou cobertura, formado por um sistema estrutural seguro e econômico.
O vão máximo recomendado para vigas de concreto armado é de 12 metros.
Qual é a peça que vai vencer um vão de tantos metros, qual a dimensão das colunas de madeira, no telhado qual a seção dos caibros, das terças, etc....Pré Dimensionamento de Vigas de Madeira para Coberturas.
Pode-se afirmar que a características geométrica deve ser determinada tanto para peças simples quanto para peças compostas nas seguintes sequências? Área, Centro de Gravidade, Momento Inércia e Momento Resistente, e raio de giração; Área e momento de inércia; Somente área.
6a Questão Qual a característica geométrica necessária para pré-dimensionar uma peça a flexão? ... Flexão Oblíqua Composta.
Ag é a área do perfil, e Ae é a área efetiva descontando as aberturas e considerando um coeficiente de eficiência; Ag é a área de catálogo e Ae é a área de cálculo; Ag é a área de verificação e Ae é a área de cálculo; Ag é a área de cálculo e Ae é a área de verificação; Ag é a área efetiva descontando as aberturas e ...
O índice de esbeltez é uma medida mecânica utilizada para estimar com que facilidade um pilar irá encurvar. Se o índice de esbeltez crítico for maior que o índice de esbeltez padronizado do material, a peça sofre flambagem; se for menor, a peça sofre compressão.
substantivo feminino Característica ou particularidade daquilo que é esbelto; que tende a ser elegante e gracioso; esbelteza.
O índice de esbeltez dos pilares é um parâmetro que busca avaliar o quão suscetível a barra comprimida é em relação ao efeito de flambagem. Esse índice consiste basicamente em uma medida mecânica que permite determinar a facilidade que um determinado pilar tem de se encurvar.
O índice de esbeltez do pilar depende do seu comprimento de esbeltez (le), que nada mais é do que o comprimento “livre” do pilar, ou seja, o comprimento entre elementos que possam travar o pilar (como vigas, por exemplo) e depende também das características da seção transversal do pilar (inércia e área).