Como medir a pressão arterial?
A verificação em membros inferiores pode ser realizada com o paciente em posição deitada, com o manguito colocado na região da panturrilha cobrindo pelo menos 2/3 da distância entre o joelho e o tornozelo.
Sim a aferição da PA pode ser realizada também nos membros inferiores (Coxas, pernas), sempre respeitando a relação entre o manguito e a circunferência do membro aferido e a semiotécnica de tal procedimento.
O local mais adequado para avaliação da pressão arterial é no braço ( esquerdo ou direito). Toda primeira consulta a pressão arterial deve ser avaliada em ambos os membros superiores para descartar doenças vasculares que causam diferença da pressão entre os membros superiores.
Como medir sua própria pressão arterial
No momento em que se deixa de ouvir sons, deve-se registar a pressão indicada no manômetro, pois é o segundo valor da pressão arterial; Juntar o primeiro valor com o segundo para obter a pressão arterial. Por exemplo, quando o primeiro valor é 130 mmHg e o segundo é 70 mmHg, a pressão arterial é de 13 x 7.
Para utilizar o recurso, é necessário estar sentado, cobrir o sensor de impressões digitais com o dedo indicador e erguer o braço junto com o smartphone até a altura do coração. Desta forma, em apenas alguns segundos, a sua pressão arterial é descoberta.
Capítulo 1
PRESSÃO ARTERIAL NORMAL – pacientes com pressão sistólica menor que 120 mmHg e pressão diastólica menor que 80 mmHg. PRÉ-HIPERTENSÃO – pacientes com pressão sistólica entre 120 e 129 mmHg ou pressão diastólica menor que 80 mmHg.