De acordo com a Declaração de Alma-Ata(1), ações dos diferentes atores internacionais no sentido de diminuir as diferenças no desenvolvimento econômico e social dos países deveriam ser estimuladas para que se atingisse a meta de saúde para todos no ano 2000, reduzindo-se a lacuna existente entre o estado de saúde dos ...
A Organização Mundial de Saúde organizou a conferência enfatizando a necessidade dos governos de fomentarem ações coordenadas com todos os setores da sociedade (sociais e econômicos, além do da saúde) para implantação dos cuidados primários de saúde, principalmente nos países em desenvolvimento.
A Declaração de Alma-Ata1 influenciou países no desenvolvimento de políticas públicas em todo o mundo. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu que "a saúde é direito de todos e dever do Estado... e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação"2.
A Declaração de Adelaide expressa a necessidade de que seja estabelecido um novo contrato social entre todos os setores para ampliar o desenvolvimento humano, a sustentabilidade e a eqüidade, assim como melhorar as condições de saúde.
As cartas da Promoção da Saúde reúnem os documentos de referência resultantes do processo de discussão e construção coletiva dos conceitos fundamentais sobre o tema, que teve início em 1986, com a Conferência de Ottawa.
Uma nova Carta de Promoção da Saúde foi adoptada na 6ª Conferência Mundial sobre Promoção da Saúde, que decorreu em Bangkok entre 7 e 11 de Agosto de 2005, com o patrocínio da Organização Mundial da Saúde.
Tradução da Declaração de Sundsvall, documento da 3ª Conferência Internacional de Promoção da Saúde - Ambientes Favoráveis à Saúde, realizada na Suécia em junho de 1991. O documento, disponível em PDF, defende a participação ativa das sociedades e governos do mundo na criação de ambientes saudáveis.
A Carta de Ottawa refere-se a documento que surgiu em 1986, na Primeira Conferência Internacional de Promoção da Saúde feita na capital do Canadá, cidade de Ottawa, criado com intuito de contribuir com as políticas de saúde dos países.
A Promoção da Saúde, segundo a Carta de Ottawa, contempla 5 campos de ação: implementação de políticas públicas saudáveis, criação de ambientes saudáveis, capacitação da comunidade, desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas e reorientação de serviços de saúde.
O Informe Lalonde Em 1974, a Promoção da Saúde aparece pela primeira vez como termo e conceito (MacDonald, Bunton, 1995) em um documento oficial (Draper, 1995 apud Buss, 2003). Trata-se do documento que ficou popularmente conhecido como 'Informe Lalonde', em alusão ao então ministro da saúde daquele país, Marc Lalonde.
A Conferência de Sundsvall identificou muitas formas e exemplos de criar ambientes favoráveis à saúde, que podem ser usados por quem estabelece as políticas e toma as decisões, assim como pelos activistas comunitários nas áreas da saúde e do ambiente.
escutar (ajuda·info))) ou Otava (pronunciado em português europeu: [ɔˈtavɐ]) é a capital e quarta maior cidade do Canadá. ... O nome da cidade "Ottawa" foi escolhido em referência ao rio Ottawa, cujo nome é derivado da língua algonquina "Odawa", que significa "trocar".
- As línguas oficiais no Canadá são inglês e francês. Ottawa está na província de Ontário, de origem inglesa e apenas do outro lado do Rio Ottawa, que margeia a cidade, está Gatineau, cidade francesa da província de Quebec.