A tendinite no joelho tem cura através de repouso e aplicação de gelo, no entanto, quando estas medidas não são suficientes é recomendado iniciar sessões de fisioterapia para fortalecer os músculos do joelho, alívio da dor, e melhora da movimentação.
A tendinite na pata de ganso, também chamada de tendinite anserina, é uma inflamação na região do joelho, que é composta por três tendões, que são: o sartório, grácil e semitendinoso.
Na fase aguda, o tratamento da tendinite da pata de ganso passa por: fazer repouso; aplicação de gelo e toma de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios. A fisioterapia tem um papel preponderante no tratamento da inflamação local, no reforço quadricipital e no treino sensoriomotor (com base instável – Bosu).
A inflamação dos tendões da pata de ganso acontece por estresse excessivo do joelho em rotação e/ou em valgo: quando o corredor coloca o peso do corpo sobre a perna o joelho gira ou se inclina para dentro, o que causa uma sobrecarga nos músculos e cria uma região de atrito no joelho, provocando a inflamação.
Melhores Exercícios para Prevenir a Tendinite Pata de Ganso – alongamento e fortalecimento da musculatura adutora do quadril; – alongamento e fortalecimento do quadríceps, principalmente nos últimos 30 graus de extensão do joelho (enfatizando o vasto medial);
A inserção combinada dos tendões dos músculos sartório, grácil e semitendinoso, a cerca de 5 cm distalmente da porção medial da articulação do joelho, forma uma estrutura que se assemelha à membrana natatória do ganso, razão pela qual os anatomistas a denominaram de “pata de ganso”, ou, do latim, pes anserinus.
É comum esta bolsa sofrer de dores isoladas ou estar associada à tendinite pata de ganso, gerando assim uma bursite anserina. Esse tipo de lesão é uma das tendinites mais frequente do joelho, afetando na maior parte a inserção da pata de ganso na borda superior interna da tíbia.
Existem cinco músculos no compartimento anterior da coxa: sartório e os quatro músculos do quadríceps; reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio. Um outro músculo da região anterior do joelho é o pequeno músculo articular do joelho, que se encontra ocasionalmente fundido com o vasto intermédio.
A bursite da pata-de-ganso (BPG) ocorre quando a constante fricção da bursa causa inflamação. A Bursa é uma pequena bolsa, a qual protege os tendões do atrito com o osso ou entre dois ou mais tendões. Esse atrito causa inflamação e dor aos movimentos.
Durante o tratamento, deve-se repousar a articulação, aplicar gelo no local e se necessário, tomar remédios anti-inflamatórios não esteróides como ibuprofeno ou naproxeno, para aliviar a dor e o inchaço e elevar o joelho quando possível ou fazer compressão com um joelho elástico ou ligadura elástica.
Remédios para tratar a Bursite
A bursite é uma inflamação das bursas – pequenas bolsas que ficam entre ossos, músculos e tendões. E não, ela não afeta só os ombros. Essa lesão pode atingir e incomodar quadril, joelhos, pés e cotovelos. E tem, como principais causas, o envelhecimento e o uso repetitivo de determinadas articulações.
As causas mais frequentes de bursites no ombro são os traumatismos e esforços repetidos, como os que ocorrem com determinadas atividades laborais (pintores ou estucadores, repositores de armazéns, etc) ou com a prática de certos desportos, como musculação, natação ou outros praticados com o braço acima da cabeça (“ ...
Muitas vezes, a causa precisa ser tratada para se livrar do problema de bursite. Podemos incluir o uso de medicamentos orais anti -inflamatórios ou uma injeção de medicação para reduzir o processo de inchaço na bursa. Anestésicos locais podem ser usados para reduzir a dor.
O médico tem o cuidado de não injetar a mistura no tendão. Após esse tratamento, a pessoa deve descansar. Para a bursite posterior do tendão calcâneo, o tratamento enfoca a redução da inflamação e o ajuste da posição dos pés nos calçados para aliviar a pressão e o movimento na parte de trás do calcanhar.
A tintura de ervas preparada com 9 plantas medicinais e álcool, assim como o escalda pés com sais de Epsom ou a compressa de espinafre são excelentes formas caseiras de desinflamar a região afetada e aliviar a dor do esporão.
Confira tudo o que você pode fazer para aliviar a dor do esporão:
Como tratamento caseiro é importante utilizar CALOR para o tratamento do esporão de calcâneo. A realização de escalda pé com água quente e sal grosso pode ajudar no alívio da dor. Indico também o tratamento com sessões de Acupuntura.
A única forma forma de curar completamente o esporão do calcâneo consiste em fazer a cirurgia para remover o excesso de osso que está crescendo debaixo do calcanhar. Já as injeções, ou infiltrações, apenas ajudam a aliviar os sintomas através da redução da inflamação da fáscia plantar.
Você também pode usar pomadas específicas, como Cataflan, Remongel, Calminex ou Voltaren, sempre receitadas pelo seu médico. Usar uma palmilha de silicone é uma boa estratégia para diminuir a pressão do peso do corpo sobre a região dolorida.
Logo, tem cura. Existem duas entidades conhecidas como esporão de calcâneo. A mais comum é a fascite plantar, tratada na grande maioria dos casos com programa de exercícios para alongamento da musculatura posterior da perna e da própria fáscia plantar, cujo prognóstico de cura é alto.
A dose é de um copinho de café diariamente (mais ou menos 50mL). Crianças a partir dos 7 anos podem tomar metade dessa dose. O cloreto de magnésio é contraindicado em casos de diarreia e de insuficiência renal. E o uso exagerado (grandes doses) pode causar náuseas, vômitos, diarreia e desconforto abdominal.