Deve ser simples e concisa; A hipótese não deve entrar em contradição com o seu enunciado; Em sua formulação evite termos subjetivos, como: bom, ruim, muito, pouco, etc. Seja o mais exato possível.
A formulação da hipótese é uma das etapas do método científico . É a parte na qual o pesquisador gera uma suposição que será posteriormente confirmada ou rejeitada quando a pesquisa passar por experimentação e análise de resultados.
Simples: uma boa hipótese é escrita em linguagem simples de maneira a expressar exatamente o que está em jogo.
Formulada a partir de uma determinada ambiência teórica e diante de um problema científico a ser resolvido, a hipótese implica a necessidade de demonstração a partir da metodologia e da pesquisa.
Vamos à elas:
Como delimitar o problema de pesquisa?
Dicas para elaboração da problemática
Definição de problema: Qualquer situação a ser “resolvida” por uma seqüência ações a ser executada, para atingir um objetivo, onde a situação é o estado inicial e o objeto é o estado final desejado. ...
Problematização. Problematização é como Foucault definiu sua pesquisa: é um jeito de olhar para objetos e situações comuns com um distanciamento necessário para que haja uma desnaturalização, uma desconstrução das noções de verdadeiro/falso, certo/errado, bonito/feio, etc.
Em situações como essa, buscamos alternativas usando algumas operações mentais fundamentais como analisar, levantar hipóteses, comparar, deduzir, concluir, calcular, interpretar, dentre outras. Isso é uma típica situação-problema na vida de qualquer pessoa.